quarta-feira, 15 de maio de 2013

0

Lendo e Ouvindo: Heart Of Nowhere do Noah and The Whale

Essa coluna foi criada para falar especialmente sobre música, e é hospedada no blog, Nerds Leitores.     

É uma situação muito complicada quando uma das suas bandas favoritas lança um novo cd. Isso porque, você vai se encaixar em umas das três opções:

Amar

Gostar

Odiar

Só que quando aquele Cd que você esperava tanto cai na última opção, é triste demais porque nesse mundo de tantas incertezas, em vários momentos, a única certeza é que a sua banda não vai te decepcionar, e isso nem sempre acompanha.

Parte dessa decepção que alguns fãs podem sentir, nem sempre tem haver com o material apresentado, mas com a fase o estilo que a banda decidiu seguir no momento.

Um exemplo claro é o Noah and the Whale, que começou na cena londrina tocando um folk ‘fofinho’ no primeiro disco, e hoje a sua sonoridade fica um pouco distante do que poderíamos esperar, se só conhecêssemos o primeiro álbum. Mudança nem sempre é bom.

Mas no caso deles, é muito bom!!!

A cada novo CD, a banda vai se distanciando do nu-folk e hoje com o quarto CD, Heart of Nowhere, lançado no disco 5 de maio pelo selo Mercury, se restou algum fã esperando que eles voltassem a tocar ukelele, desculpa mas…. não sei o que você esperava!

Nos últimos tempo, o folk ( ou nu-folk como algumas mídias chamam) está na ‘moda’. Mumford and sons (que começou na mesma cena que o Noah and The Whale) virou headliner de festival e ganhador de Grammy por melhor álbum. O The Luminers têm música na novela das 7.

Mas ao escolher um caminho diferente, Noah and The Whale, não consegue somente se manter relevante, mas também ser um dos melhores por aí.

O AWESOME Heart Of Nowhere, não ficaria descolado em um filme da década de 80, mas o mesmo tem por trás um sopro de novidade para o som.

Não me interpretem mal, ninguém descobriu a roda com esse CD ou fez um som inovador, mas li em uma review (desculpa, não me lembro qual agora) que Heart of Nowhere se destaca na simplicidade, e concordo!

Cada música foi muito bem trabalhada, desde das letras, passando pelos acodes e utilizando todo o o potencial de todos da banda (ter um violino é, e sempre será, um diferencial para o N&TW), tornando cada música especial de forma única e com acordes bem distintos. Não passando aquela sensação de que você está escutando a mesma música quando você escuta um CD, pelas primeiras vezes.

O fato de a banda estar em uma mesma formação há um bom tempo, ajudou a terem liberdade de criar arranjos mais caprichados e também passagens mais bem construídas, e isso se refletiu no CD todo.

Expcional ao vivo, o cd foi gravado Live (que é quando eles gravam todos juntos, e não cada um a sua parte, e depois é juntado), o que mostra ainda mais como a técnica deles está muito afinada.

O cantor e compositor da banda, Charlie Fink (que essa que vós fala, acha uma gracinha e super talentoso),  teve a inspiração para escrever esse cd depois que um amigo da adolescência lhe contou que iria  se casar.

Li vários reviews antes do Cd estar disponível, e alguns falaram muito de como ele era muito novo (27 anos), para escrever músicas com aquela temática, do jeito que eles falavam, eu estava esperando encontrar músicas pretenciosas e sobre aposentadoria (HA!).

Mas não sei se foi uma percepção de pessoas mais novas ou mais velhas, mas me identifique em vários momentos!

Não tenho nenhum amigo casando no momento, mas é fácil imaginar recebendo ‘that call, it’s gonna be a lifetime’, que ele canta em Lifetime.

E para quem que como eu, e sempre focou mais nos estudos e na vida profissional, sempre permanece aquela sensação de que você está ficando para trás, como se todo mundo estivesse evoluindo menos você.

Então, se eu com 24 anos penso isso, posso dizer que as letras de Fink não são velhas demais para mim e acho que se encaixam perfeitamente para a geração dos 20 e alguma coisa.

Cada um tem uma percepção diferente, mas você sempre fica naquele ponto de ‘waiting for my life start’.

Descobri Noah and The Whale, há dois anos, por acaso, e esse foi o primeiro disco deles que fiquei na expectativa, e apesar de ter ficado com ela lá no alto ( eu tentei abaixar, mas não deu), eles não me decepcionaram!

Heart of Nowhere se agrega maravilhosamente para a discografia AWESOME deles, e ainda entra como um dos melhores cds ( e aí tem um problema, pq os caras só tem CD’s ótimo, tem o menos melhor, mas não um ruim.)

Minha única reclamação, é o fato do CD ser muito curto (um pouco mais de 30 minutos), mas os caras lançaram 4 Cds em 6 anos, então dá para perdoar.

Eu poderia ter esperado muitas coisas desse Cd, que talvez não conseguisse atingir a minha expectativa, mas depositei a minha confiança de que banda iria fazer um cd que iria ser a minha companhia por muito tempo. E olha só!

Eles conseguiram!

Song by Song

O Cd começa com uma instrumental, que já mostra a que veio e que virou meu novo ringtone . =D

Heart Of Nowhere, música que dá nome ao CD, é muito linda! E ainda chamaram Anna Calvi para cantar uma parte, que deixou a música ainda mais especial já que a Anna têm uma voz bem forte e grave que combinou com a voz forte e grave do vocalista e compositor da banda, Charlie Fink.

Tem tudo para ser um dos grandes hits do CD, e com um verso de morrer

If i don’t belong by you, i don’t belong anywhere, you know i would follow you to the heart of nowhere

All Throut the Time Night e Silver and Gold são boas, mas ainda não conquistaram tanto como as outras, apesar da primeira demonstrar toda a capacidade da banda e estar crescendo no meu conceito.

Lifetime eu também não tinha gostado tanto assim de cara, mas está me ganhando nesses últimos dias.

After all these times e There will come a time são músicas ótimas, sendo que a segunda tem tudo para ser o grande single do álbum, talvez por ser a mais animada e ‘care free’ de todas do CD, me lembra bastante o tom de Give it all back, do 3° CD.

One More Nigth, entrou para o hall de Mary do 1° CD e The Line do 3°, que apesar de serem músicas que o pessoal nem liga muito, mas eu acho maravillhosas. Já escutei umas 30 vezes, mas toda vez tenho que parar para apreciar ela. P*** MÚSICA LINDA!

Now Is exactly the Time, tem uma letra muito boa e gosto muito da segunda parte e do refrão, mas ler reviews antes do CD lançar pode te fazer um pouco esperançosa, às vezes com razão. O review da NME UK, falou que essa música era possivelmente uma das melhores do Noah and the Whale já tinham escrito. É muito boa, mas também não é, sabe? 

Quem não conhece o trabalho da banda pode não entender, mas a pior letra do Noah the Whale, ainda é melhor do que a discografia de muita banda por aí, por isso tem que ter cuidado quando fala umas coisas assim! LOL

Not Too Late, fecha o cd, de apenas 10 músicas, com chave de ouro!

“I Don’t now what i can offer, but i will offer to you”

Eu já falei sobre os outros Cd’s da banda aqui e aqui.

Conheça mais sobre o Noah and the Whale no Site Oficial da banda;

No Facebook, No Twitter e no Canal do YouTube.

Você ainda, pode adicionar a banda ao seu Lastfm.

Fanny Ladeira

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!