domingo, 14 de outubro de 2012

0

Resenha: Extras

Livro: Extras – Série Feios

Autor: Scott Westerfeld

Editora: Galera Record

Nota: 2 estrelas

ALERTA: Essa resenha contém Spoiler, para quem não leu os outros livros da Série: Feios, Perfeitos e Especiais.

No quarto livro da série, A Era da Perfeição ficou no passado. A libertação promovida graças aos esforços de Tally Youngblood deu fim a uma cultura onde a beleza e as modificações cerebrais, que transformavam todos em avoados, eram a base do sistema. Nesse novo mundo onde Aya Fuse — não apenas uma Feia de 15 anos, mas uma Extra — tenta sobreviver, existe uma coisa muito mais importante e poderosa do que a beleza: a fama.

Ocupando o 451.611º lugar em uma tabela que mede a popularidade das pessoas, Aya é só uma Extra nesse complexo sistema social. Mas a descoberta de um grupo de misteriosas meninas que se arriscam a surfar em trens magnéticos pode ser a oportunidade perfeita para alcançar o seu lugar no topo. Uma matéria tão boa que irá despertar o interesse de todo mundo, incluindo alguém há muito desaparecido.

“(…) __ E para encher essas cidades falsas, eles contratavam centenas de pessoas diferentes para ficar andando . Mas essas pessoas diferentes não estavam na história de forma alguma, somente faziam parte do cenário. Eram figurantes extras.

(…)__ Não se sente assim, Aya-chan? Como se rolasse uma grande estória e você estivesse presa no cenário?”

Eu gostei muito quando li o primeiro e segundo livro da série. Apesar de algumas coisas a série prometia muito, afinal como não ficar totalmente fascinada por um mundo onde todas as perspectivas mudaram? 

Apesar disso, já no 3º livro da Especiais, e a estória já começava a perder o folego. Infelizmente o último volume de uma série que prometia tanto, não encontrou o caminho de volta para a Perfeição.

Não me entenda mal, o livro ainda tem vários elementos interessantes.

A libertação provocada pela Tally em Especiais, teve um efeito no mundo de outra forma. As pessoas agora são medidas de acordo com a sua popularidade, e isso determina com quem elas andam o que elas tem direito e aonde elas moram. (Mais ou menos o que acontece no nosso mundo, certo?)

O livro é focado na estória de Aya Fuse, que é menos chata que Tally (HA!), porém a obsessão de Aya se funde com a a obsessão do seu ambiente. Ela quer ser famosa, e por isso, precisa postar tudo em seu canal, e assim aumentar a sua reputação.

A matéria certa, pode levar ela ainda mais longe, para isso ela começa a perseguir um grupo e descobre um segredo que pode mudar a cidade.

É muito interessante fazer o link entre o mundo de Aya, e a constante atualização das redes sociais de hoje em dia. O que achei um ótimo truque de Westerfeld, mas que não surpreende quem já conhece o trabalho dele.

Porém, o segredo escondido no livro não é interessante. Tally aparece mais para o meio da estória, mas parece outra pessoa, e tenho que dizer que nada o que acontece nesse livro, contribui para o que já foi contado da estória anteriormente.

Lógico, é legal saber o que aconteceu com o mundo depois que Tally os libertou? Sim.

E a busca de Aya por um lugar ao sol no Hall da Fama, não chega a ser muito desinteressante. Mas no final, a sensação é que foi um livro com um intuito: ganhar dinheiro.

O que é uma pena! Porque a série começou muito bem, e foi pelo caminho contrário nos últimos dois volumes.

Não desisti dos trabalhos de Westerfeld, e estarei orgulhosamente na fila para pegar seu autografo mês que vem ( ele vai passar por SP e RJ, e assim que tivermos mais detalhes divulgo por aqui), porém não sou fã cega e admito, Série Feios poderia ter sido melhor.

Mas fica a proposta para você ler por si mesmo, e tirar as as suas próprias conclusões. Afinal, se tem uma coisa que a série sempre ensinou foi: não deixar ninguém pensar por você.

Fanny Ladeira

 

Scott Westerfeld é americano e divide o seu tempo entre Nova York e Sidney, tem diversos livros lançados e já foi indicados a diversos prêmios conceituados como o Best Books for Young Adults 2006 da American Library Association. A Série Feios começou a ser lançada em 2005 e possui mais 4 livros, além de um guia.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!