domingo, 28 de outubro de 2012

0

…Eu acredito que vou ler mais um capítulo.

      484387_283565225075532_1544295646_n

Todo mundo deveria acreditar em alguma coisa, eu acredito que vou ler outro capítulo. 

Hoje, 29 de Outubro se comemora o Dia Nacional do Livro, sem confundir com 23 de abril que é o Dia Mundial do Livro.

Temos duas datas separadas para comemor esse importante instrumento de conhecimeto, e eu acho MUITO digno que ele seja lembrado duas vezes por ano.

Claro, que para quem ama ler, o dia do livro é igual o dia das mães, dos pais, dia das mulheres: É todo dia!

318245_280121562086565_1367885522_n

“A coisa mais estranha sobre as pessoas que leêm muitos livros, é que elas sempres quere ler mais.”

Mas sabemos que isso não é uma realidade detro do nosso país, porém não estou aqui para falar de como está o nível de leitura do brasileiro, muito menos tentar mostrar como poderemos contornar isso ( eu sou só uma assistente de Comécio Exterior), mas estou aqui para falar o quanto eu amo ler.

Eu sei que já falei isso antes, mas parece um assunto que nunca se esgota.

Além da vontade de escapar da realidade, de aprender, de vivenciar uma experiência que não é possível, ou plausível ou que não é prazerosa, quando pegamos um livro queremos que ele seja um porto para aquele momento. Um escape.

Claro que não são todos.

Assim como acontece com as pessoas que conhecemos pelo caminho da nossa vida, alguns livros são irrelevantes para a nossa jornada. Você leu, ele não agregou nada (talvez você até já sabia disso), mas você leu mesmo assim.

292648_282096568555731_767962923_n

“Eles não são livros, tufos de papéis sem vida, mas mentes vivas nas prateleiras”

Mas tem aqueles livros que se alinharmos, poderia contar a história da sua vida. Não propriamente a estória da sua vida, mas se eles pudessem falar, eles contariam quais eram as suas expectativas, sonhos e tristezas naqueles momentos.

Eles poderiam ilustrar, sem nenhuma dificuldade (Pq são livros muito bons, e eles fazem iso muito bem), que tipo de pessoa que você, que tipo de pessoa você já quis ser, e até mesmo te confrontar se você se tornou a pessoa que menos queria se tornar.

E do mesmo jeito que você é um pedacinho de cada livro que leu, eles tem um pedacinho seu.

De novo, se eles pudessem falar, eles poderiam dizer exatamente como era a pessoa quando ela o começou, e o quanto ela mudou lendo as sus páginas, mesmo que tenha sido de uma forma involuntária.

Porque a vida nos muda (ou nos mudamos de acordo com a vida),  e no caso se alguns, essa mudança pode estar diretamente ligada a uma série, a um livro, a um capítulo, a uma páginas, e até mesmo a uma única frase.

394575_296829283749126_1597571225_n

“Livros são o avião, o trem, e a estrada. Eles são o destino e a jornada. Eles são o lar”

Posso soar extremamente sentimental ( ou louca, você escolhe) se dizer que acredito em cada palavra que escrevi acima? E posso soar até mais louca, ao afimar que não estu sozinha nesse time?

Isso faz sentindo, certo? Todos os livros que li durante a minha vida, serem parte do que eu sou hoje?

Claro que faz!!! (pelo menos na minha cabeça)

Muitas pessoas falam dos cheiros dos livros, eu não ligo muito para o cheiro, mas não posso negar o  sentimento de nostalgia e cumplicidade que toma conta de mim. Como eu já disse, ali está um porto seguro. Ou pelo menos o cheiro do meu porto seguro.

No Dia Nacional do Livro, você pode comprar um livro para uma pessoa, pode comprar um livro para você, pode ler um livro novo, ou reler um antigo. E pode inclusive, não ler livro nenhum!

Mas durante o resto dos 364 dias, vamos nos lembrar (ou descobrir) o nosso amor pelos livros. Esse amontoado de papel, que pra alguns pode não significar nada, mas que para uma pessoa especifica pode transformar o seu mundo.

Que cada livro, seja o livro que vai transformar a sua vida, e quando chegar no fim dela, você possa se orgulhar de ter buscado mais, sempre mais.

Fanny Ladeira

Fonte: Todas as fotos saíram do facebook do Book Riot.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!