sábado, 28 de julho de 2012

1

Especial Cinquenta Tons: Os números do fenômeno

  *Atenção Cinquenta tons de cinza é um livro para adultos, e seu conteúdo não é apropriado para menores de idade, e também para quem não curte livros eróticos sensuais.




"...e que nada nem ninguém é mais importante do que nós próprios. 
E não devemos negar-nos nenhum prazer, nenhuma experiência, nenhuma satisfação, desculpando-nos com a moral, a religião ou os costumes." 
Marquês de Sade (1740-1814)

Cada vez que um livro (ou uma série literária) faz muito sucesso, é muito bom!

Diferentemente de ramos como por exemplo, a música POP, o universo do livro, não ganha grandes proporções para o público geral, ou seja, o público afastado ou que não se importa muito.

Nos últimos 5 anos, surgiram várias cantoras de POP, e mesmo não gostando aposto que você reconhece nomes como Lady Gaga, Katy Perry, Rihanna e Kesha.

Já no universo literário, podemos tirar a mesma quantidade de fenômenos literários, só que teríamos que ampliar o tempo, e considerar dos últimos 10 anos: Harry Potter, O Código Da Vinci, Crepúsculo e querendo ganhar assas, Cinquenta Tons de Cinza.

Claro que há alguns livros que tiveram uma 'mini conquista' como Jogos Vorazes, e em um âmbito mais nacional, os livros do Nicholas Sparks, mas ainda é pouco.

E porque eu delego Cinquenta Tons de Cinza, na mesma categoria que livros tão conhecidos como O Código Da Vinci e Crepúsculo? Porque será o seu lugar. 






Apesar, de não ter o histórico para embasar a minha afirmação, os número atuais da trilogia de BDSM, não mentem.

O primeiro livro da trilogia foi lançado em 2011, mas o buzz ao redor do livro começou quando o 3° livro, Cinquenta Tons de Liberdade ( que será lançado por aqui em novembro), começou o seu marketing de lançamento em março desse ano.

Apesar de ter ganhado as páginas de várias revistas e jornais importantes, como o New York Times, acredito que o sucesso da série se dê em grande parte ao boca-a-boca, e as incontáveis indicações.

Dá vontade de recomendar até para a vizinha de 80 anos, de repente você tem a impressão de que esse livro será a solução de todos os relacionamentos do mundo. HA!

O livro já foi vendido para mais de 31 países, e atingiu a incrível marca de 31 milhões de cópias nos países de língua inglesa, na penultima semana do mês de julho.

Um grande marco para um livro que tem a sua limitação.

Esse é um livro voltado para um público especifico. Apesar de você querer gostar e querer recomendar para todas as suas amigas, tenho certeza que não irá entregar esse livro na mão de uma criança ou pré-adolescente, como Harry Potter.

Mas essa limitação, é a chama que atinge o mesmo público que faz as vendas de cosméticos sempre estarem altas, que decide o que comprar em casa, e que depois de todas as revoluções, saiu e foi trabalhar para ganhar o seu dinheiro: As mulheres.
 O sucesso atingindo, é mostrado pelos diversos recordes quebrados.

Na Austrália, a trilogia vendeu 1,2 cópias desde que o primeiro livro foi lançado, em abril desse ano. Ela foi a escritora mais rápida a atingir a marca de 1 milhão de livros vendidos, desde que a medição começou em 2003.

Na semana do dia 13 de julho, ela superou a marca de 169.000 cópias vendidas em uma semana, superando a marca anterior que pertencia ao livro O Símbolo Perdido de Dan Brown, que vendeu 127.000 de cópias em 2009

Os únicos livros que passam dessa marca na Austrália são os 3 últimos da Série Harry Potter (por razões óbvias), mas como a medição na terra dos cangurus para livros infantis e adultos são separados, E.L. James, agora detém o recorde para os livros adultos.
Por lá, livros são publicados pela Random House Books, e permanecem como os mais vendidos da editora.






Já na Inglaterra, o livro foi a publicação mais rápida a atingir a marca de 1 milhão de cópias vendidas de edições em Paperback. Demorou 11 semanas, sendo que o recorde anterior era de 25 semanas, de O Código Da Vinci.

Ainda na terra da Rainha, ele também bateu a marca de mais cópias vendidas dentro de uma semana, com 397.889 mil unidades vendidas em 7 dias.

E o que dizer das vendas, na loja online mais conhecida e confiável do mundo, a Amazon?
Os livros estão na lista dos mais vendidos desde meados de março, quando o 3° livro estava prestes a sair e todo o buzz começou.

Ocupando as 4 primeiras posições do ranking, com o box com os três livros, e cada um separadamente.

E os números dos Estados Unidos acompanham os da sua loja online. Por lá, os livros superaram a marca de 20 milhões de cópias vendidas, entre E-book e Copia física.

Mostra disso, são 3 livros da série na lista dos mais vendidos do New York Times, nas três primeiras posições.

Fifty Shades of Grey e Darker estão na lista há mais de 20 semanas, enquanto Freed está há 19 semanas, sendo que o último já estreou sentindo o gostinho de estar na lista mas importante e vista de todo o mundo.
No Brasil, dizem que houve uma grande disputa entre as mais importantes editoras do país, e a Intrínseca lançou a primeira edição com 200 mil cópias.

Pode ser 'Pôrno para mamães' como New York Times definiu, mas baseado nos números, as mamães (e outras mulheres) estão querem mais, muito mais.

Laters Baby!

Fanny Ladeira

Fonte:

//www.heraldsun.com.au/news/national/australian-readers-embracing-author-el-jamess-fifty-shades-of-erotica/story-fndo45r1-1226430374248
http://www.randomhouse.com.au/
http://www.amazon.com/gp/bestsellers/books/ref=sv_b_3
http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/news/article4380443.ece
http://www.nytimes.com/pages/books/index.html
http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/woman/article4429996.ece

Um comentário:

  1. Fanny
    estava curiosa para saber o que vcs estavam planejando sobre Fifty Shades e que surpresa ótima.
    Estou adorando os post,esse post não sei o que mais me fez surtar as belas fotos dos livros,ou os números...Sucesso absoluto!

    bjs Nati

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!