sexta-feira, 4 de maio de 2012

0

Resenha: O Circo da Noite

untitledLivro: O Circo da Noite

Autora: Erin Morgenstern

Editora: Intrínseca

Nota: 3 estrelas

Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um jogo ao qual apenas um deles sobreviverá.

À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à platéia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Eu nunca fiquei divida com um livro. As opções sempre foram:

  • Amo.
  • Gosto.
  • Nada contra.
  • Odeio.

Mas tem uma primeira vez para tudo nessa vida. E O circo da Noite, veio para mudar esse conceito.

Eu terminei esse livro na semana passada, e ainda teve o clube do livro do VAP, onde discutimos exatamente esse livro, e eu ainda não sei o que escrever sobre ele. Acho que estou entre o ‘Nada Contra’ e o ‘gosto’, mas nem isso eu tenho certeza.

Quando penso em O circo da Noite, os meus sentimentos são tão contraditórios que não sei como classificá-los.

O livro tem uma p*** de uma estória. A idéia é incrível, e se não é exatamente original, é diferente da maioria dos livros por aí. A narrativa não é ruim, apesar de ser um pouco parada em vários momentos. Ela conta sobre cada lugar com calma, e para quem já encarou O Senhor dos Anéis isso não é nada.

Os personagens principais, Celia e Marco, são cativantes e misteriosos, e o romance entre eles, apesar de bonito, não é tão explorado de modo convencional, deixando que as atitudes e a estória em si nos mostrem.

Mas os meus personagens preferidos são dois gêmeos ( não vou falar mais nada para não soltar spoiler), mas tem uma parte que um deles conta uma fábula dos segredos, e o porque antes a magia era mais forte, que me fez viajar completamente.

Sabe quando você lê uma parte e fala: OWO! Foi isso que aconteceu comigo. E a autora joga vários desses momentos no livro.

Eu não posso falar que você vai gostar desse livro. Muito menos, afirmar que você irá odiar.

No momento, só posso recomendar que você leia o livro. Apesar da sua opinião final, vai valer a pena!

Fanny Ladeira

P.S.: A capa nacional é linda, mas essa capa internacional também é maravilhosa!

The Night Circus UK  

erin_morgenstern-620Erin Morgenstern, é uma escritora americana, e artista multimídia. Ela define seu trabalho como "conto de fadas de um jeito ou de outro". Erin mora em Massachusetts. Os direitos para levar o livro para as telonas já estão sendo negociados.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!