sábado, 3 de março de 2012

0

Resenha: Noah foge de casa

40620_gg Livro: Noah foge de casa

Autor: John Boyne

Editora: Companhia das Letras

Nota: 5 estrelas

Noah tem oito anos e acha que a maneira mais fácil de lidar com seus problemas é não pensar neles. Quando se vê cara a cara com uma situação muito maior do que ele próprio, o menino simplesmente foge de casa, aventurando-se sozinho pela floresta desconhecida.

Logo, Noah chega a uma loja mágica de brinquedos, com um dono bastante peculiar. Ele tem uma história para contar, uma história cheia de aventuras que termina com uma promessa quebrada, uma história que vai levar o fabricante de brinquedos a pensar sobre o seu passado e Noah a pensar sobre aquilo que deixou para trás.

“__ Acontece. Uma vez perde um ano inteiro, pode acreditar. Botei em algum lugar daqui e quando fui procurá-lo não houve jeito de achar. Tenho sempre a sensação de que um dia desses ele vai reaparecer, quando eu menos esperar.” O Velho

Eu sou um pouco suspeita para falar sobre qualquer livro de John Boyne. Desde que li O Menino do pijama listrado, e posteriormente tive o prazer de participar da sua palestra durante a Bienal do livro de São Paulo, a cada livro dele que pego, me surpreendo.

Noah foge de casa é um livro infantil. Isso não significa, que seja um livro só para crianças, muito pelo contrário. A estória em si, parece trazer mais ‘ensinamentos’ para quem já é grandinho, apesar de dar espaço para agradar os pequenos.

O livro tem vários elementos fantásticos e sem sentido, que claro, faz todo sentido, ao lembrarmos que a estória é narrada por um menino de 8 anos.

“__ Nunca queira ser o que você não é – disse o velho mansamente – Lembre-se disso. Nunca deseje mais do que lhe deram. Seria o maior erro da sua vida.”

Eu chorei bastante com a simplicidade das estórias contadas, que trazem grandes lições dentro delas, sem ficar naquela coisa maçante de lição de moral. Chorei, me arrepiei, e me arrepio até agora, quando lembro do final.

Não vou revelar nada da trama, para não estragar a surpresa de ninguém!

“(…) Afinal de contas, já tinha oito anos, e a verdade é que até então não havia feito nada de importante na vida.” Noah

Noah foge de casa, é um livro único! Mais uma vez, Boyne mostra o porque pode ser considerado um dos melhores escritores contemporâneos.

Peguem a criança que existe dentro de vocês, e aproveitem a leitura desse ótimo livro. É um bom livro para as crianças, mas é um ÓTIMO livro para os adultos.

Plus: O livro tem um cheirinho tão gostosoooooo!

Fanny Ladeira

john-boyne11John Boyne, nasceu na Irlanda, em 1971. É autor de sete romances e foi traduzido em mais de quarenta línguas. O menino do pijama listrado (2007) conquistou dois Irish Book Awards, vendeu mais de 5 milhões de cópias ao redor do mundo e foi adaptado para o cinema em 2008.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!