quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

2

Resenha: Liberte Meu Coração

Liberte-Meu-Coração-Meg-CabotLivro: Liberte Meu Coração

Autora: Meg Cabot

Editora: Galera Record

Nota: 3 estrelas

Sua Alteza Real, a princesa Mia Thermopolis da Genovia, cujos diários se tornaram sucessos de venda, agora mostra ao mundo inteiro seu primeiro romance — cheio de perigo, desejo e um amor que vencerá todos os obstáculos... com a ajuda da incrivelmente talentosa Meg Cabot!

Finnula é a caçula de seis irmãs e um irmão na Inglaterra do século XIII. Enquanto suas irmãs se contentam em fofocar sobre maridos, crianças e afazeres domésticos, Finnula é alvo de comentários maldosos de toda a vila por caçar nos terrenos do conde e por andar por aí em calças de couro justas!

Mas de repente Finnula se vê envolvida numa complicação sem tamanho... Uma de suas irmãs acabou com o seu dote comprando vestidos e bugigangas, e a única forma em que as duas conseguem pensar para recuperar esse dinheiro é muito pouco usual... Sequestrar um lorde ou um cavaleiro rico que possa pagar um resgate!

O que ela não esperava é que esse sequestro fosse criar mais problemas do que soluções: o cavaleiro recém-chegado das Cruzadas que é escolhido por Finnula vai acabar se mostrando alguém muito diferente do esperado, e a moça pode acabar tendo que abrir mão do resgate... e de seu coração.

Eu sou um pouco suspeita para falar de Meg Cabot. Fã confessa, eu cresci lendo os seus livros, e até hoje não resisto a título nenhum que tenha a sua assinatura. No caso de Liberte meu Coração, ela 'divide' o posto com Mia Thermapolis, a princesa fictícia da Série O Diário de uma Princesa.

Quando as pessoas pedem uma sugestão, sobre qual livro da Meg começar, eu poderia recomendar vários. Entretanto, esse não seria um deles.

Não estou falando necessariamente, que se você não é familiarizado com o trabalho da Meg você não irá gostar, mas é preciso saber exatamente onde você está pisando.

A estória é bem mirabolante, e em alguns momentos se torna confusa. Se o livro é digno de ser lido pelo seu legado, ele contém um estilo tão característico que pode ser considerado mal construído, principalmente para as pessoas que não conhece a personalidade da Mia, ou não entendem a proposta.

Como o livro foi 'escrito' por Mia, é possível identificar várias falhas e revés que são a cara da Princesa da Genovia. Surpresas e reviravoltas dignas de uma novela mexicana. Ainda assim, em algumas partes é fácil identificar a Meg ou melhor a Patricia.

Talvez seja bom avisar que Liberte, é um romance histórico. Antes de se tornar um sucesso teen, Cabot escrevia esse gênero sob o pseudônimo de Patricia Cabot, sendo que alguns livros já foram lançados no Brasil pela Editora Essência.

O livro trava em alguns momentos, quando é possível perceber que a Meg queria passar a impressão que o livro foi realmente escrito pela personagem, mas quando ela se envolve na cena e escreve sem amarras, é a Meg de novo. =D

A única parte que me incomodou, foi exatamente por conter algumas cenas mais fortes, e ficar essa ligação, de que foi escrito por 'Mia', uma princesa de adolescente. 

OK, eu sei que ela é fictícia, e que realmente não foi uma adolescente que escreveu aquelas cenas, mas mesmo sendo fictício, a sensação de incomodo ficou no cantinho me martelando.

Recomendo e é leitura obrigatória para as Cabotianas.

Parabéns, Meg!

Hoje, 01 de fevereiro, é aniversário dessa incrível autora.

Desejo a Meg, muito sucesso e que ela possa continuar a escrever e a encantar a nós cada vez mais!

Happy Birthday Meg Cabot!

Fanny Ladeira

 

MEGMeg Cabot, também conhecida como Jenny, Patrícia ou como os fãs a chamam: DIVA!!  Ela nasceu na Indiana, e morou em diversos lugares dos EUA, como na Califórnia. Trabalhou durante 10 anos em um dormitório estudantil da NYU, e saiu quando os seus livros começaram a fazer muito sucesso. Hoje tem mais de 40 obras, e no Brasil tem Fan base enorme e fiel. Seu livro de maior sucesso é a série O Diário da Princesa, que foi adaptado para os cinemas. Meg, mora atualmente em Key West, Flórida, com o seu marido Benjamim, e a sua gata caolha, Henrietta.

2 comentários:

  1. Hummm!!!! Te garanto que depois de ler todos aqueles romances de banca que a Tina emprestava para a mia, ela ia saber colocar as cenas quentes direitinho no livro. hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahhhha Com certeza! Nem sei entender porque fiquei incomodada!

      Mas mesmo assim, o livro é ótimo!

      Excluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!