sábado, 18 de fevereiro de 2012

0

Cinema no Restaurante: O Artista

 

artista_1

Meu primeiro pensamento quando li sobre esse filme foi: “Um filme mudo? Mesmo?" Apesar de ser fã de cinema, e amar filmes clássicos, eu não vi muito filmes mudos. Para falar a verdade, vi um: Tempos Modernos, filme quase obrigatório para estudantes de Administração.

E não é que uma das grandes apostas para o Oscar desse ano, é justamente um filme mudo?

Dirigido por Michel Hazanavicius o filme concorre a 10 estatuetas. O caminho que o filme está trilhando rumo ao prêmio mais concorrido do cinema, está sendo glorioso. Adorado pela crítica, ele está fazendo uma 'rapa' nos outros prêmios, como no Globo de Ouro ( onde levou 3 prêmios) e o BAFTA ( onde levou, entre outros, os prêmios de Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Filme).

artista_3

O filme se passa na Hollywood de 1927 e conta a história do astro de cinema George Valentin, que, enquanto se preocupa com o futuro de sua carreira com a chegada do cinema falado, se apaixona por Peppy Miller, uma jovem dançarina que busca o sucesso.

Eu devo admitir que nos primeiros minutos do filme, me incomodei com o estilo, mas foi só me acostumar com a proposta que o filme se tornou não só muito interesse, como engraçado, divertido, tocante e porque não? Apaixonante.

A estória é consistente, mas são Jean Dujardin e Bérénice Beijo, que interpretam respectivamente George Valentin e Peppy Miller, fazem um casal de protagonistas adoráveis.

Dujardin tem cara de ator da década de 30, e tem uma presença de tela e um sorriso que encanta, seu talento em apresentar todas as emoções necessárias sem usar a voz é incrível! Ele é um dos favoritos para ganhar a estatueta de melhor ator, e não é por menos. Seu trabalho vai ser lembrado por muito tempo.

artista_4

Já Bérénice Bejo, está fascinante, e fiquei extremamente cativada pela sua beleza. Especialmente no começo, quando ainda está sem maquiagem pesada. Ela passa uma beleza pura, com grandes olhos que conquistam o telespectador.

Outro personagem que ganha destaque é Jack, o Cão, super fofo que é praticamente um ator coadjuvante. Se existisse Oscar para cachorro, ele já teria ganhado, ou melhor, os três cãozinhos que fizeram o papel. 

Além disso tudo, adorei as sutilezas do filme. Em um momento, Valentin atravessa a rua, e a câmera mostra um letreiro escrito 'lonely star', que em português significa 'a estrela solitária', na próxima tomada, a câmera foca em uma triste Peppy. Sutileza é tudo!

artista_2

O filme é inteiramente em preto-e-branco, mas por causa da qualidade e das tecnologias de hoje em dia, a imagem é cristalina!

artista_6A proposta do filme não é inovadora, mas trás um sopro de criatividade e rejuvenescimento para a indústria. Em tempos de 3D, é bom ver que nós podemos ainda criar obras que nos remete ao passado. Tem uma expressão que diz que para irmos para o futuro, temos que olhar o passado.

O Artista está concorrendo com outros grandes filmes, que tiveram uma boa recepção e por isso não de se surpreender que ele não ganhe a Estatueta mais concorrida da noite.

Mas se ganhar, sabia que foi exatamente por ser um dos melhores filmes de 2011.

Fanny Ladeira

Próxima Semana: Oscar 2012

* Com o prêmio mais importante da indústria do cinema chegando, o blog não poderia ficar de fora dessa. Quem tem chance? Quem é o azarão? O que esperar do apresentador, dos prêmios?

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!