sábado, 7 de janeiro de 2012

2

Cinema no Restaurante: Um Dia

one-day-poster-nacional

Leia a Resenha do livro, AQUI!

Um Dia (One Day), conta a história de Dexter e Emma, que se conheceram na noite em que eles se formaram na Universidade de Edimburgo em 1988 e concordaram em manter a amizade e visitar um ao outro na mesma data todos os anos para ver como estão suas vidas.

Embora ambos passem por diversos envolvimentos românticos, eles têm uma ligação especial que não conseguem explicar

“Não importa o que aconteça amanhã, nós tivemos hoje” Emma

One Day Film

É difícil adaptar um livro para o cinema.

Você não precisa ser nenhum guru da 7° arte, para concordar comigo que a frase acima, é mais do que uma afirmação. É uma certeza.

Adaptações são complicadas, porque além de terem que levar em conta todos os pontos essências de um filme, e necessário ainda prever como os leitores imaginaram. Um roteiro normal, pode ser adequado para chegar em um ponto comum, enquanto em uma adaptação, é necessário que funcione ao contrário.

One DayO caso de Um Dia, é bem interessante. Apesar de ser um best seller, e ter sido lançado a pouco tempo, ainda é um livro 'pequeno' e 'novo', o que torna a pressão ao redor dele menor. Outro ponto, e esse é muito positivo, é o fato de o escritor do livro, David Nicholls, ter sido o responsável pelo roteiro do filme.

Se tem alguém que entende melhor a estória, é ele, certo?

Um Dia., não tem uma estória muito mirabolante (apesar de bem original), efeitos especiais, nem milhares de detalhes que precisam ser contados para que a estória faça sentido ( como acontece com adaptações de livros de fantasia), entretanto, por ser um livro que produz emoções fortes e lágrimas nos leitores, em minha opinião é ainda mais complicado.

Mas nenhum obstáculo, foi o suficiente para fazer o filme desonrar ao livro. Eles conseguiram resumiram a estória bem, colocaram todos as tramas, ou no caso 'os dias 15/07', importantes.

One DayGrande parte dessa qualidade pode ser responsabilizado ao elenco. Jim Sturgess está perfeito como Dexter, um adorável cafajeste, que apesar de estar em um caminho de auto destruição, tem um bom coração. Anne Hathaway já mostrou o seu talento antes, mas gostei como ela conseguiu absorver a personagem bem. Não vemos a Anne de outros filmes, e sim Emma.

O elenco de apoio também foi bem escolhido, Patricia Clarkson (Alison), Romola Garai (Sylvie) e Rafe Spall ( Ian), são alguns dos destaques.

A direção ficou a cargo da diretora Lone Schefig, que já dirigiu o elogiadíssimo Educação.

2011_one_day_002

A fotografia, as locações, a trilha, eu não tenho nenhuma reclamação desse filme. Ele não chega a ser uma obra-prima, mas também não peca em nenhum aspecto.

Nem preciso dizer que chorei horrores!

Não chega a substituir o livro, mas prova que uma boa estória, na mão de pessoas competentes, pode ser contada de qualquer forma!

Fanny Ladeira

* Você chegou até aqui?

As três primeiras pessoa a comentarem nesse review ganham marcador do livro Um dia + Um marcadaor adicional de outro livro!

- P.S.: Deixem um meio de contato!

Próxima Sessão: Submarine

2 comentários:

  1. Eu AMEI o filme e embora tenha tido alguns cenas diferentes do livro, ficou super bom. Acho que deve ser pelo fato de o roteirista ter sido o próprio autor e também o elenco super bom. Adorei o Jim como Dex e a Anne como Emma, achei o sotaque falso super fofo *-*

    Beijos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. AWWWWWWWWWWWWWWWWN, sem palavras para esse filme. Fui ver no cinema e a-m-e-i <3 Estou lendo o livro agora. Gostei da escola dos autores e principalmente da Anne como Emma :) Bem, adorei o blog, já estou seguindo! AH, quero um marcador do livro, risos >< meu e-mail: anaterraetiene@hotmail.com

    Beijos, http://doceescrita.blogspot.com x

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!