domingo, 27 de novembro de 2011

0

Resenha: Delirium

Delirium Livro: Delirium

Autora: Lauren Oliver

Editora: HarperCollins

Nota: 4,5 estrelas

Antes dos cientistas encontrarem a cura, as pessoas achavam que o amor era uma coisa boa. Eles não entendiam que uma vez que o amor – a o delírio – explode em seu sangue, não escapatória.

As coisas são diferentes agora.

Os cientistas foram capazes de erradicar o amor, e o governo determina que todos os cidadãos recebam a cura, quando completam 18 anos. Lena Holoway sempre sonhou com o dia em que seria curada. Uma vida sem amor é uma vida sem dor: segura, planejada, rotineira e feliz.

Mas faltando 19 dias para o seu tratamento, Lena faz o impensável: Ela se apaixona.

“The most dangerous sicknesses are those that make us believe we are well” Proverb 42, The book of shhh

Vocês sabem o que eu mais gosto de livros distópicos?

Como são levantadas questões importantes e que muitas vezes, seja por falta de tempo ou porque simplesmente nunca pensamos nisso, são ignoradas no nosso dia-a-dia.

Feios (adorada por esta que vós fala) e Jogos Vorazes (adorada por esta, que vós fala²), levantaram questões e situações, que apesar de irem para o caminho da ficção, podem realmente vir a acontecer. Nós sabemos o quanto os seres humanos podem ser mesquinhos, frívolos e totalmente sedentos por poder.

“I understood that all the happiest moments of my childhood were a lie. They were wrong and unsafe and illegal. They were freakish. My mother was freakish, and i’d probably inherited the freakishess from her” Lena

Quando comecei a ler Delirium, não me encantei de primeira. Achei extremamente parecido, com o começo de Feios, o que contribuiu para não aumentar o meu interesse, mas o livro acabou me surpreendendo, de um jeito bom!

A estória apesar de começar um pouco batida, toma um rumo coeso e muito interessante a medida que vai se aprofundando.

Lógico que o tipo de futuro escolhido, contribuiu para fazer com o estilo do livro, ficasse irresistível.

“(…) all i can think is: it will kill me, it will kill me, it will kill me. And i don’t care.” Lena

Nesse futuro hipotético, o amor ou Amor Deliria Nervosa, foi excluído da humanidade. Então, pelo menos em um livro faz sentido a mocinha, nesse caso Lena, lutar por amor, literalmente.

Gostei de como ela própria vai questionando e buscando,  e de como um acontecimento importante vai contribuir para a rebeldia total.

Oliver escreve muito bem, e as cenas entre Lena e Alex são adoráveis e gostosas, dá vontade de sair beijando ( he he).

“Love: It will kill you and save you, both.”

O final é de cair o queixo, e fica um gosto de quero muito mais!

Como disse no começo, livros distópicos são bons para abrir a cabeça e enxergar o mundo de outra maneira, e Delirium cumpre o seu trabalho maravilhosamente, mostrando que mais triste que ser louco por amor, e não ter amor nenhum. 

“Here is the deepest secret nobody knows ( here is the root of the root and the bud of the bud and the sky of the sky of a tree called life; which grows higher than the soul can hope or mind can hide) And this is the wonder that’s keeping the starts apart

i carry your heart ( i carry it in my heart)” E.E. cummings

É estranho pensar em um mundo onde o amor não existe, que ele pode ser tirado por um cirurgia, mas não é impossível abrir os sentidos e imaginar o que seria realmente esse realidade. E assim, como em Feios e Jogos Vorazes, Delirium entrou na lista para as causas que me uniria a resistência.

Book Tour Murphy's Library

image

Essa é a terceira book tour que eu participo do Blog Murphy's Library. A Maeva e a Guta, responsáveis pelo blog, me incluíram nessas 3 tours e fico muito feliz de ter tido a oportunidade de participar. As meninas escolhem os livros a dedo, porque é um melhor que o outro!

Outras blogueiras já resenharam esse livro, e fica o convite para vocês lerem as outras resenhas e comentarem!

Fanny Ladeira

 

Lauren-Oliver

Lauren Oliver, cresceu em uma pequena cidade, que foi a inspiração para a cidade que passa o livro Antes que eu vá, que foi o seu primeiro livro publicado. Ela mora em Nova York, e publicou o livro Delirium que será lançado no Brasil no primeiro semestre de 2012. Para conhecer mais sobre a autora acesse: http://www.laurenoliverbooks.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!