terça-feira, 15 de novembro de 2011

1

Cinema no Restaurante: Melancolia

melancholia-movie-poster     

Eu gosto de filmes bobos, eu gosto de filmes que te fazem esquecer as preocupações. Porém, entretanto, todavia, AMO filmes que te fazem pensar, pensar muito, quebrar a cabeça. Filmes que levantam questionamentos, que você nem imaginava que pudessem ter. Que apresentam um tipo de vida, que pode ser diferente da sua, mas que no íntimo não difere muito do nosso interior, dos nossos instintos.

melancholia-movie-photo-12-550x309Justine (Kirsten Dunst) e Michael (Alexander Skarsgård) estão celebrando seu casamento em uma festa suntuosa na casa de sua irmã (Charlotte Gainsbourg) e cunhado (Kiefer Sutherland). Enquanto isso, o planeta, Melancolia, está se dirigindo em direção à Terra... Melancolia é um - disaster movie - psicológico do diretor Lars von Trier.

Não considero Melancolia o melhor filme de Lars Von Trier, entre polêmicas, fico com o maravilhoso Dogville, que em uma ocasião pretendo ainda falar nessa sessão. Não considero também Melancolia, o melhor filme do ano, mas ele deve provavelmente, ficar no meu Top 10.

A estória do filme, é fantasiosa 'um planeta escondido atrás do sol' tipo aham? Como isso é possível?

Esse pode ser um fator, para já ir se preparando, para o que você vai encontrar nos 136 minutos do longa. Nem tudo vai fazer sentido. Estaria mentindo se falasse que entendi completamente o filme, digamos que foi 75%, com sorte.

O foco do filme, assim como o titulo leva a crer, é na melancolia. Melancolia é a definição é um estado psíquico de depressão sem causa específica. Se caracteriza pela falta de entusiasmo e predisposição para atividades em geral, é uma característica da depressão maior.

melancholia-photo-kirsten-dunst3

E é dividindo o filme em duas partes Justine e Claire, podemos ver ela sobre dois ângulos diferentes.

Na primeira parte, focando em Justine, temos a sua festa de casamento, uma suntuosa celebração, que não vai acabar nos melhores termos. É nessa parte que a maior parte do elenco de coadjuvantes aparece, grandes atores consagrados como: Alexander Skarsgård, Stellan Skarsgård, Charlotte Rampling e John Hurt

Na segunda parte, toda a trama fica mais concentrada em Justine, Claire, Leo (Cameron Spurr) e John.

O que mais gostei nesse filme é de como ele faz uma analogia clara com a depressão, e de como isso pode afetar qualquer um.

melancholia_movie_kirsten_dunstJustine, é o tipo de pessoa propensa a crises, e cujo fim pode ser considerado até bem vindo, enquanto Claire, é a mãe que quer a todo custo preservar a sua vida e a do filho.

Enquanto Claire, tenta fugir da situação, Justine a aceita e a abraça exatamente do modo que ela é, talvez porque ela já sentiu coisas que sejam piores que a própria morte.

E o filme fala disso, sobre a impossibilidade de fugir de alguma coisa maior que você. De estar um local sem saída, sem escape, sem remédio, sem salvação.

No caso do filme, é o planeta chamado Melancolia, e no caso de algumas pessoas, é o sentimento de mesmo nome.

Algumas pessoas tem o conceito de que depressão ou crises nervosas só atingem pessoas fracas, propensas e etc. Mas, não é um verdade absoluta.

melancholia

Eu nunca sofri, mas também não acuso, julgo, nem aponto, pessoas que um dia já passaram por isso. Por que eu imagino, que seja a mesma sensação que o filme trás, um beco sem saída, uma onda que o atingirá a qualquer momento, e que não há um jeito de fugir.

A magnitude do filme, passa o telespectador, mesmo sem você querer.

MELANCOLIAA fotografia do filme é maravilhosa, e as atuações estão espetaculares. Kirsten Dunst não é a melhor atriz por aí, mas dá a melhor atuação de sua carreira. Ganhou a Palma de Ouro e tem grandes chances de concorrer ao Oscar, embora Saoirse Ronan mereça mais a estatueta.

Não assisti tanto filmes de Lars, para dizer se a direção é característica, mas achei que ele conduziu melhor o filme na segunda parte do que na primeira.

O ponto alto entretanto, é o tema do filme, que é forte, sombrio e magnifico, Assim como o filme.

 

Assim como o filme.

Próxima Sessão: Amanhecer parte 1

* O que esperar, quando se está esperando?

Um comentário:

  1. Bobeei muito e ainda não vi este filme, preciso vê-lo o quanto antes!! Gosto dos filmes do Lars Von Trier (gostei muito de Anticristo, apesar de muita gente ter criticado pelo tema e cenas fortes).

    Bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!