segunda-feira, 26 de setembro de 2011

0

Resenha:Tão Ontem

tao ontem Livro: Tão Ontem

Autor: Scott Westerfeld

Editora: Galera Record

Nota: 3,5 estrelas

Você já pensou em quem foi o primeiro a usar a carteira presa por uma corrente ou quem começou a usar calças grandes demais de propósito? E o primeiro a usar o boné virado para trás? Esses são os Inovadores, as pessoas no topo da pirâmide de consumo.

Aos 17 anos Hunter é um Caçador de Tendências, os segundos na pirâmide. Seu trabalho: identificar o que há de mais novo e legal para o mercado seguir. Seu modus operandi: observar sem se envolver. Mas a partir do momento que ele conhece Jen, uma Inovadora, ele não consegue evitar se envolver. E muito.

A dupla é chamada para uma reunião misteriosa com Mandy, chefe de Hunter. Mas o encontro não acontece e tudo que descobrem é o celular de Mandy em um prédio abandonado. De uma hora para outra, Hunter e Jen se vêem envolvidos em uma guerra do mercado: um carregamento repleto com os tênis mais legais que já viram, anúncios de produtos que não existem e um obscuro grupo dedicado a desmantelar a cultura consumista como conhecemos.

“(…) O Anticliente não quer apenas arremessar pedras. Eles querem que a rua inteira se desfaça. E querem isso para que todo mudo comece a arremessar pedras.”

Eu já conhecia, o trabalho incrível que Westerfeld fez com a Série Feios, especialmente no campo da originalidade do tema, e a cutucada na nossa sociedade atual. Temos resenhas dos três livros da série lançados até agora no Brasil, e recomendo a todos.

Por estimar o trabalho de Westerfeld, não me surpreendi com a qualidade elevada do livro Tão Ontem, no original, So Yesterday.

Ele consegue mostrar, o problema da nossa sociedade consumista, em um formato diferente e até mudando alguns pontos, talvez para ter mais liberdade dentro da sua estória, talvez para ajudar o leitor a perceber por si só.

Você junta os nossos instintos consumistas, com a vontade de ser diferente e BUM! Tão Ontem, apesar de ter uma trama um pouco surrealista, se encaixa em nossa sociedade como uma luva.

O livro flui tão bem, que a leitura é rápida, apesar do tamanho do livro. Em suas 320 páginas, temos uma estória repleta de ação e mistério,  com dois protagonistas de pensamentos opostos, Hunter e Jen.

Fora isso tudo, ainda temos a oportunidade de conhecer várias histórias reais, de como certos itens que mudaram as nossas vidas, foram criados. Tudo isso, sem quebrar o ritmo do livro! Na verdade uma das histórias dá o tom para uma parte do livro.

A única ressalva em relação a esse livro, é que apesar de colocar vários conceitos extremamentes atuais, reais e importantes, o livro ‘viaja’ um pouco demais.

Não de um modo ruim, ou desconexo com a estória, e nada que estrague o livro, mas que tira um pouco o brilho, das questões importantes levantadas.

Fanny Ladeira

Scott Westerfeld é americano e divide o seu tempo entre Nova York e Sidney, tem diversos livros lançados e já foi indicados a diversos prêmios conceituados como o Best Books for Young Adults 2006 da American Library Association. Tem diversos livros lançados no Brasil, sendo que os mais conhecidos são os da Série Feios, que serão adaptados para o cinema. Scott, tem um twitter atualizado e interessante: @scottwesterfeld

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!