segunda-feira, 13 de junho de 2011

0

Resenha: Coração de Tinta

 cora_o_de_tintalivro                                                          

Livro: Coração de Tinta – Série Mundo de Tinta

Autora: Cornelia Funke

Editora: Companhia das Letras

Nota: 5 Estrelas

Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.


É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada.

Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

“Quando você leva um livro numa viagem, acontece uma coisa estranha: o livro começa a colecionar lembranças. Depois basta abri-ló, e você já está de novo no lugar onde o leu. Tudo volta, já nas primeiras palavras: as imagens, os cheiros, o sorvete que você tomou enquanto lia…Acredite, os livros são como papel pega-mosas. Não existe nada melhor para grudar lembranças do que páginas impressas.”

Há um tempo atrás, fiquei encantada com um filme, Coração de Tinta. A estória era fantástica, e o filme até que é muito bem feito, e conta com um time de estrelas, mas não chegou fazer muito sucesso.

Nessa altura, já sabia que era baseado em um livro, e minha mão coçou diversas vezes para compra-ló, mas acabava resistindo, e por isso demorei mais de 3 anos para ler.

Uma pena, já durante esse tempo fiquei sem conhecer esse maravilhoso livro, escrito pela alemã Cornerlia Funke.

Com uma narrativa gostosa e cheio de detalhes e coisas fantásticas ( a la Harry Potter) a autora conseguiu dar um ritmo inacreditável para o livro, e li as suas quase 500 páginas, em 2 dias.

O livro é bem escrito, e tem os mais variados tipos de personagens, sejam do nosso mundo ou direto dos livros, mas Funke conseguiu ir além disso.

Eu me sentia totalmente dentro da estória, minha mãe me chamava, e eu tinha que ficar um minuto para tentar me desligar da realidade alternativa, que o livro apresenta.

“_ Por Favor! – ela sussurrou enquanto abria o livro – Por favor, leve-me para longe daqui, apenas por uma ou duas horas, mas por favor leve-me para longe, muito longe.” Meggie

É mágico ler essas páginas, e fico feliz de finalmente ter conseguido lê-lo.

Não quero falar, que se você gostou de Harry Potter vai gostar desse, mas tenho certeza que se você não é um trouxa, você definitivamente vai se encantar pelo mundo de Meggie, Mô, Dedo Empoeirado e tantos outros personagens maravilhosos!

Mal posso esperar, para colocar a minha mão, nos próximos dois volumes(Morte de Tinta e Sangue de Tinta), e continuar a minha jornada pela Série Mundo de Tinta.

Tem que ler!

 

Fanny Ladeira

 

cornelia_funkeCornelia Funke, nasceu em 1958, em Dorsten, na Alemanha. Escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis, recebeu diversos prêmios literários. Com mais de quarenta títulos publicados, é autora, entre outros, do aclamado O senhor dos ladrões, publicado em 2004 pela Cia. das Letras e best-seller na lista do New York Times. Entre os seus maiores sucessos, está também a trilogia Mundo de Tinta, cujo primeiro volume, Coração de tinta, adaptado para o cinema, tornou-se um best-seller mundial, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos.

* A Sinopse do livro foi retira do site da Cia das Letras.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!