sábado, 11 de junho de 2011

0

Cinema no Restaurante: 10 Coisas que Odeio em Você

 

10-coisas-que-eu-odeio-em-vc       

Cada geração tem o seu filme “água com açúcar” para sonhar. As meninas que curtiam a sua adolescência em plena década de 80, tinham Molly Ringwald, e o seu sonho sendo completado em “A Garota de Rosa Shocking”.

Eu, e mais uma pá de meninas, que tivemos que passar por essa terrível (e ao mesmo tempo adorável) fase nos anos 2000, não tivemos tantos filmes memoráveis, quanto os dos anos 80. Na verdade a maioria dos filmes do gênero, foram feitos no final da década de 90, ou nos primeiros anos.

Ela é Demais, Nunca Fui Beijada, Correndo Atrás, Louco por você e até mesmo esse, 10 coisas que odeio em você, ainda tentavam manter o clima dos filmes adolescentes vivo.

Entretanto podemos ver uma mudança muito significativa desse gênero, os adolescentes do filme começam a encontrar belezas em outros lugares, e vários conceitos são mudados.

No filme, Cameron (Joseph Gordon-Levitt) é novo na escola, e já tem que aprender vários truques para conseguir conviver com os outros estudantes,que são de uma variação estrondosa. Ele então conhece, Bianca (Larisa Oleynik) , que é a garota perfeita, desejada por muitos, até mesmo pelo popular e “modelo”, Joey (Andrew Keegan).

untitled4

Mas o que Cameron, também não sabe, é que Bianca e a sua irmã, a imprevisível e cheia de atitude, Kat (Julie Stiles), não tem permissão para namorarem.

Para reverter essa situação, eles faze, um acordo com Patrick (Heath Ledger), um aluno do colégio que tem uma reputação de barra pesada, para que ele saia com Kat, e assim Bianca possa sair com ele.

É mexendo em um campo totalmente desconhecidos, que todos eles descobriram, que quando se trata de amor, nada pode ser previsto, controlado e nem planejado.

O filme é previsível? Sim! Mas nada consegue tirar o brilho de ter uma estória sendo contada de forma diferente.

10-coisas-ator-g-20091124Como disse, os protagonistas, Kat e Patrick, são totalmente o oposto do que esperamos. São considerados baderneiros e problemáticos, mas enquanto o filme se desenrolada vamos percebendo que debaixo de toda a atitude contra o mundo, eles são incríveis, inteligentes e que tem tudo haver um com o outro.

Até mesmo Cameron, que surge como um meio bobo, que quer conquista a garota mais bonita, nos surpreende mostrando que quando precisa, ele pode ter coragem de lutar e dizer tudo o que pensa.

Os outros personagens da escola, entram em algumas partes, como caricaturas, mas alguns se destacam como o amigo de Cameron, Michael, e a amiga de Kat, Mandella, que tem um final fofo juntos.

O filme, não economiza no palavreado e nem nas atitudes, muitas vezes duvidosas dos adolescente, surpreendentemente, não tem nenhuma cena de sexo, nem mesmo um insinuação.

A importância aqui é mostrar que as aparências enganam, e que não devemos tirar conclusões antes de realmente conhecermos as pessoas. Os personagens ao longo do filme vão mudando,e evoluindo com as sus experiências, e no final podemos perceber que todos se tornaram muito mais humanos e verdadeiros.

Minha cena favorita, é quando Patrick, se torna estupidamente romântico e canta Can’t take my eyes off you. Na verdade, essa cena, é uma das minhas favoritas de todos os filmes.

comportamentocomedia

E não podemos nos esquecer do que torna esse filme ainda mais memorável: O elenco.

Se na época eles eram, jovens atores tentando o seu lugar ao sol, hoje, grande parte do elenco principal brilha em grandes produções.

Julia_Stiles-SPX-010923Julie Stiles, saiu do filme como a maior promessa. Depois de tropeçar um pouco pelo caminho ( os fracos Um príncipe em minha vida e Louco por você), ela conseguiu diversificar bastante a carreira, e voltou a estar em evidência, depois de participar da trilogia Bourne.

Seu último papel, foi na série Dexter, que deixou ela de novo, como uma boa opção para qualquer papel.

 

1201103562_fHeath Ledger, o australiano que conquista o coração de Kat no filme, mostrou que conquistou o seu lugar em Hollywood, mas teve que ralar um pouco.

Depois de aparecer em ‘10 coisas’ ele trabalhou bastante, e fez diversas produções que foram massacradas pela crítica. Mas foi quando ele aceitou fazer, O segredo de Brokeback Mountain, que ele conquistou a todos.

Com isso, ele conseguiu o papel do Coringa, em Batman – O Cavaleiro das Trevas.

Infelizmente, Ledger, não viveu, nem mesmo para ver, o sucesso que o seu Coringa fez. Em 22 de janeiro de 2008, ele sofreu uma overdose de comprimidos, e morreu em seu apartamento em Nova York.

Um ano depois, o ator receberia um Oscar póstumo pela sua atuação em Batman.

Joseph_Gordon_Levitt_0008Mas nem tudo estava perdido, talvez sentindo que precisava preencher a vaga de ator de sucesso do filme, veio Joseph Gordon-Levitt para salvar tudo. Ele andava meio sumido, desde que o filme foi lançado e então, ele apareceu  no independente e maravilhoso 500 dias com ela ( que eu já apareceu nessa coluna AQUI).

Depois desse, ele apareceu no duvidoso, G.I. Joe – A Origem da Cobra, mas pelo menos estava mais em evidência.

Quando do nada, ele está em A Origem, um dos melhores filmes do ano passado ( na verdade dos últimos anos) que concorreu ao Oscar, e colocou ele na A list de hollywood.

Nada mal, nada mal mesmo!

O filme, não é um obra-prima, passa longe disso, mas sempre foi uma boa diversão para as minhas tardes tristes de sábado, durante a minha adolescência, e de uma forma totalmente surpreendente, marcou essa minha fase.

10coisas3

Teve gente que teve, Curtindo a vida Adoidado. Teve gente que teve A Garota Rosa Choque.

Eu tive 10 coisas que odeio em você, e me orgulho disso.

Boa Sessão.

E vc? Qual filme adolescente, marcou a sua Adolescência?

Próxima Sessão: Gigi

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!