quarta-feira, 25 de maio de 2011

1

O Dia da Toalha, dedicado a Douglas Adams

Para os milhares de leitores, que já tiveram a oportunidade de conhecer a obra de Douglas Adams, o grande ensinamento passado por esse inglês é o já clássico:

"Não saía sem a sua toalha"

douglas_adams340x225

Um pensamento muito absurdo para alguém que não tem muita imaginação, mas que pareceu fazer sentido para as milhares de pessoas que adquiriram os exemplares da Série O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Na cidade de Cambridge, Inglaterra no dia 11 de março de 1952, nascia o filho de Janet Donovan e Christopher Douglas Adams, Douglas Noël Adams.

Douglas, que herdou o nome do pai, teve ainda uma irmã Susan, que nasceu em 1957. Anos depois seus pais se divorciaram, e ele foi morar os avós em Brentwood, Essex. O pequeno Douglas, que sofria de asma, acabou piorando a sua situação na época, já que na casa, era mantido um abrigo para animais.

Tanto o pai, quanto a mãe de Douglas casaram novamente, e ele ainda teve mais 3 meio-irmãos.

Em 1974, ele conseguiu a se graduar em Literatura Inglesa pela St John's College, que faz parte da Universidade de Cambrigde, conceituada instituição de Ensino Superior da Inglaterra. A mesma faculdade tem como antigos alunos, ou Alumini, Primeiros Ministros, Princesas, e 6 ganhadores do Prêmio Nobel. Adams, anos depois também tirou o seu mestrado.

The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy surgiu na rádio da BBC, durante um programa em março de 1978. O Livro, The Hitchhiker’s, se tornou um imediato sucesso na Inglaterra, e Adams se tornou conhecido. O reconhecimento também se alastrou pela crítica e ela ganhou diversos prêmios e nomeações.


O livro vendou mais de 15 milhões de cópias, na UK, US e na Austrália, além de se tornar um Best-Seller na Alemanha, Suécia e em diversas outras línguas.

A série ainda teve 4 outros livros, que se tornaram grande sucesso, assim como o primeiro.

Adams adorava falar que a série era uma trilogia de 4 partes. E que por acaso acabou tendo um 5°, já que Praticamente Inofensiva, apesar de ter uma estória diferente foi considerada como o fim da série.

Douglas, morreu em maio de 2001 de um ataque do coração. Ele tinha 49 anos na época e estava morando na Califórnia, junto com a mulher e seus filhos. Ele estava trabalhando em um roteiro para uma adaptação cinematográfica de The Hitchhiker’s, que foi lançado em 2006, e que já foi resenhado pelo Blog na sessão 'Cinema no Restaurante'.


O Legado

Com uma obra tão icônica quanto é os livros que compões a Série The Hitchhiker's Guide to the Galaxy, é impossível não notar o grande legado que esse escritor criou com os livros.

Passando pelos ensinamentos celebres, como o fato de carregar a tolha sempre. Adams explica o porquê no primeiro volume da série: "a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido ao seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kabrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal [um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você — estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz]; você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e, naturalmente, pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa. "

E até mesmo a resposta, da pergunta mais importante de todo o Universo. A resposta é "42", revelado pelo Grande Pensador, que ainda está fazendo as contas para saber qual é a pergunta mais importante do Universo.

O 42 está em todo lugar, e virou o sinônimo de todas as respostas de Universo, não só da mais importante.  No primeiro episódio da Primeira temporada de The Big Bang Theory, é possível vermos Rajesh, usando um bonê com o 42, em destaque.

E em muitos outros lugares podemos ver o legado dos livros, como por exemplo nesse blog.

Com o nome de O Restaurante do Fim do Universo, uma referência clara á série, tentei ao criar esse blog me aproximar, ainda mais da série, gostaria que esse espaço tivesse pelo menos 0000,1% da sagacidade, inteligência e humor que todos os livros carregam. Também é possível ver no nosso layout, Marvin, o robô mais querido e deprimido do Universo, e em destaque temos o famoso: 42.

E é claro, que justo nesse dia, não poderíamos deixar passar em branco.

O Dia da Toalha

towel_dna

Depois da morte de Douglas Adams, em 2001, os fãs queriam fazer alguma coisas para homenagear o escritor, mas acabaram demorando alguns dias para montar e organizar e o dia escolhido foi o 25 de maio.

A homenagem constituía em todos saírem carregando a sua tolha para todo lugar. E o que começou como uma homenagem dos fãs, hoje é um marco para toda a comunidade literária, já que a data é comemorada em todos os 4 cantos do planeta, inclusive aqui, no Brasil.

Então, DON'T PANIC , se encontrar alguém com uma tolha andando pela rua.


Para os fãs da Série é uma oportunidade de mostrar o amor a Douglas Adams, e para os malucos de plantão é uma GRANDE oportunidade para siar por aí andando com uma GRANDE toalha, com um motivo plausível.

Por que amar Douglas Adams?

douglas-adams

Eu já falei lá em cima que há muitas coisas que Adams nos ensinou. A maioria delas consideradas atônitas, por muito.

Mas ao ler as obras de Adams, é quase como se sentar ao lado de um super inteligente e engraçado amigo, e escuta-lo contar sobre as suas aventuras intergalácticas.

A narração é livre e gostosa e as risadas garantidas, já que Douglas não economiza nada em seus livros. Nem mesmo as risadas.

Mas do que me ensinar a andar com uma tolha, Adams me ensinou que nem mesmo o céu é o limite, e que com um pouco de paciência, e muita imaginação podemos ir tão longe tão queremos.

E quem sabe quando chegarmos lá, poderemos ter a oportunidade de mostrar ao mundo o quão Geniais nós somos.

E se você nunca leu nada de Adams, e acha que somos um bando de maluco, não adianta correr. Porque na hora que finalmente pegar um livro dele, e se deixar por toda a estória....


RESISTIR SERÁ INÚTIL!!!

Fanny Ladeira

Um comentário:

  1. muito bom o post, ah eu sai de casa com uma toalha, todo mundo ficou me olhando, mas eu não tava nem ai xD

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!