terça-feira, 5 de abril de 2011

1

Resenha: Os 13 Porquês

os 13 treze porques thirteen reasons why jay asher Livro: Os 13 porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Nota: 4 estrelas

Bullying.

É quase impossível não encontrar alguém que não passou por esse situação, mesmo aqueles que nunca pisaram em uma escola sofre com esse tipo de violência, seja por parte de amiguinhos ou até mesmo irmãos e primos.

Viver é difícil, se encaixar nesse mundo é difícil, porém a fase mais complicada da vida, aonde estamos cheios de desconfiança e a auto-estima escapa das nossas mãos, com certeza é a adolescência.

E é sobre o bullying, e as suas consequências, que o livro os 13 Porquês, da Editora Ática, aborda.

Clay Jensen chega em casa da escola, e encontra uma caixa misteriosa com seu nome, bem em frente ao seu portão. Dentro, ele encontra sete fitas cassetes que foram gravados por Hannah Baker - sua colega de classe que tinha uma queda - que cometeu suicídio duas semana antes. Nas fitas, Hannah explica que é a há 13 razões porque ela decidiu acabar com a sua vida. Clay é uma delas. Se ele escutar, ele irá descobrir o porque ele está na lista.

Asher, em seu romance de estréia, revela um cruel e sincero, lado da vida dos adolescentes e das vítimas de Bullying, e para alguém que está começando nessa carreira, encontra um ponto muito consistente de narração, sem cair no piegas, mas também sem deixar que situação seja vista friamente por nós, leitores.


"Você não pode parar o futuro
Você não pode pode rebobinar o passado
O único jeito de descobrir o segredo
...é apertando o Play."

Ele consegue fazer, com que você se importe com a situação, por mais que você não concorde com as atitudes de Hannah, e até condene o fato, dela não ter tentado conversar com alguém, como com os pais, ou qualquer outra pessoa, ao mesmo tempo é impossível não tentar ficar do lado dela, e ficar pensando como poderíamos ajuda-lá, e isso é o mais importante para essa estória. Ao escolher, deixar narração flutuar entre Hannah e Clay, o livro consegue dar uma leveza a essa estória sombria.

O que mais gostei nesse livro, é como podemos acompanhar desde o primeiro momento a queda, de Hannah, é como se estivéssemos sentado vendo alguém no chão, sem podermos ajudar, e mesmo assim temos uma visão panorâmica da dor dela, e de cada momento, ou como na linguagem do livro, a cada Porque.

É sufocante ler cada capítulo. Você quer ajudar, você quer gritar para Hannah fazer alguma coisa, você quer que alguém acorde e evite que aquilo que já não pode mais ser feito, que Baker tire a sua própria vida.
Alguns Porquês, pode parecerem bobos, mais a medida que o livro vai desenrolando, percebemos como aquele pontinho desenrolou uma reação em cadeia fora das proporções.


"Acho que me expressei com muita clareza, mas ninguém deu um passo para me impedir.
Quem, Hannah? Seus pais? Eu? Você não foi muito clara comigo.
Muitos de você sem importaram comigo, mas não o bastante. E isso... isso é o que eu precisava descobrir.
Mas eu não sabia o que você estava passando, Hannah.
E eu descobri.
Os passos continuam. Mais rápidos.
E eu sinto muito."


Eu não consegui deixar esse livro de lado, e devorei as páginas, queria saber o que ia acontecer, queria ler até o final.

O livro tem uma linguagem bem simples e interessante, portanto acho uma boa indicação para o público adolescente. O mistério que cerca as fitas  e a própria temática, ajuda para que a leitura flua com facilidade, até mesmo para aqueles que não costumam ler muito.

Eu me interessei a ler esse livro depois que li esse artigo do NYT , para quem gosta de novidades a parte dedicada aos livros, é uma boa dica!


O que mais me assusta, é saber que há vários adolescentes que sofrem todo dia esse tipo de violência e que muitos não buscam ajuda, e acabam decidindo por reações drásticas. O viral, do mês passado, mostrando a reposta de um aluno australiano para o seu Bullying, demonstra a que ponto isso chegou.

Isso precisa mudar, precisamos estar mais atentos, em nossos irmãos, filhos, sobrinhos e amigos. Precisamos ser mais abertos e conhecermos os seus problemas.

E se você é adolescente e está passando por esse tipo de problema, POR FAVOR, escolha alguém de confiança, de preferência pai ou mãe ou até mesmo alguma tia ou tio, e converse.

Fale de todos as suas dúvidas e inseguranças.

Não se feche, e busque ajuda.

Se tem uma coisa que aprendi com esse livro, é que não devemos fingir que isso não está acontecendo.

Então, que tal ler esse livro, se emocionar, e começar a mudar as nossas atitudes, para que situações como essas não ocorram?


Fanny Ladeira


Para quem quer buscar ajuda contra o Bullying acesse:

Portal Bullying http://www.portalbullying.com.pt/

http://www.bullying.org/

http://www.stopbullying.gov/kids/index.html

http://www.diganaoaobullying.com.br/


thir190 Jay Asher já trabalhou em uma livraria independente, em uma livraria de Outlet, em uma cadeia de livrarias, e em duas bibliotecas públicas. Ele espera, um dia, trabalhar em uma sebo. Quando ele não está escrevendo, Jay gosta de tocar guitarra e ir acampar. Mora na Califórnia com a sua esposa, e um filho. Para conhecer mais sobre os trabalho dele acesse: http://www.thirteenreasonswhy.com

Um comentário:

  1. Quero ler devido ao tema, infelizmente bullying é algo comum hoje em dia. =/

    Mil beijos.
    @mariaclarabruno
    www.thecoffeesandbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!