sábado, 23 de abril de 2011

0

Quero ler todos, e você?

 

wbd2002_cmyk1

Livro, do do latim “Libru” – reunião de folhas impressas ordenadamente em cadernos grampeados, costurados, colados, formando o volume;

Na minha estante do Skoob, uma rede social de livros, muito usadas pelos blogueiros brasileiros, contém atualmente 437 livros nela.

297, é o número de livros que já li, número que pode variar para mais já que há vários títulos, que li durante a adolescência, que não me recordo o título.

E na Estante de livros que pretendo ler, se encontram 134 livros, um número que só aumenta e que desde que criei a minha conta no site não fica abaixo de 100.

Assim, como muitos apaixonados por livros, eu me encontro muitas vezes desesperada.

Desesperada, por que sei que, não vou ter tempo de ler tudo que quero ler nessa vida.

Com medo de que não, dê tempo de ler os grandes clássicos como Dom Quixote, e que não vou ter o prazer de saber que li todos os livros de Agatha Christie.

Entretanto, vivo também com certeza, e com um pouco de tristeza de constatar o fato, que leio mais, muito mais que a maioria dos brasileiros.

A média de leitura do brasileiro é de 4,7 livros por ano. Nos EUA esse número aumenta para 10 livros por ano, é ainda assim é muito pouco.

Culpe, a internet, a TV, ou a vontade do governo de não querer que as pessoas fiquem bem informadas, mas pro exemplo na minha cidade, Jundiaí.

É uma cidade com pessoas com poder aquisitivo bom, com pólos industriais e que atrai famílias inteiras para morar, já que a qualidade de vida é ótima. Temos uma boa biblioteca pública, com vários títulos, e estantes, e mais estante com uma diversidade excelente.

Mas você pode ir a qualquer horário que encontrará ela quase sempre, vazia. Tirando, quando tem visitação escolar, um ambiente quase vazio é o que irá encontrar.

Entretanto, o único shopping da cidade, está sempre lotado, sem lugar para estacionar, com lojas e uma praça de alimentação com um preço salgado. Todo mundo reclama dele, mas todos os dias da semana ele está cheio.

A culpa aqui é de quem?

Algumas cidades e populações, vivem sim, a margem da sociedade, porém há aqueles que tem acesso e não fazem uso.

Será por falta de interesse só próprio conhecimento?

Sabe a louca ali em cima que quer ler todos os livros ( A.K.A. Me), tem uma difícil tarefa já que segundo o Google a quantidade de livros lançados no mundo ultrapassa a marca de:

 

129.864.880 milhões exemplares

 

E isso foram de dados coletados no meio do ano passado, essa marca já deve ter alcançado os 130 milhões de livros.

Lógico que o número real de livros que poderiam me interessar não deve nem chegar a 5%, mas mesmo assim assusta pensar que há tantos livros lá fora.

E por mais que as bibliotecas, livrarias não tenha a quantidade de público que mereça, eu não estou sozinha nisso, certo?

5173050692_a5cab69aa0 A Biblioteca de Jundiaí fica localizado na Sala Cecília Meireles, no Complexo Argos, na Vila Arens.

O acervo da Biblioteca conta atualmente com 60.000 ítens, entre livros, material multimídia e braille. Estão cadastrados 29.000 cidadãos, com uma média de 4.400 empréstimos mensais. além da utilização dos demais serviços oferecidos: pesquisa, internet, brinquedoteca, etc.

Há um espaço para apresentações, e um canto reservado exclusivamente para a literatura infantil.

Fanny Ladeira

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!