segunda-feira, 21 de março de 2011

0

Especial Viajar: Planejar, Planejar, Planejar

viajar eu posso

 

“Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer. " Amir Klink

 

O planejamento para sua viagem começa com três perguntas importantes, que só você pode responder.

Onde

viagens-baratas

Para começar a falar das nossas viagens dos sonhos, precisamos primeiro saber qual é o nosso lugar dos sonhos.
Eu sei que vai aparecer um monte de lugares na cabeça, mas eu também sei que um em particular vai se destacar.

Vamos pegar um exemplo e dizer que a cidade que se destacou é Londres. Londres fica localizado na Grã-Bretanha, Europa, ou seja, você só tem uma opção de locomoção até lá, e é de avião.

É de comum acordo, que é a passagem que pesará mais no seu Budget (Orçamento) já que você pode tentar encontrar um hotel mais barato e que atenda as suas necessidades, mas com a passagem não tem muita conversa não. Em um post de amanhã falaremos de como você pode economizar nesses dois quesitos: passagem e hospedagem.

Mas aí, muitos falaram que "ah já que eu estou em Londres vou aproveitar e conhecerei um monte de lugares". Se você tiver condições financeiras para isso, lógico que deve! Só que estamos falando de quem quer viajar, mas tem Budget menor.

Acredite em mim, se eu tivesse colocado na cabeça, ir para um lugar primeiro, já teria viajado pelos menos umas 2 vezes. Por que você nunca se contenta com pouco. Os meus planejamentos, começava com 3 cidades próximas na Itália, e daqui a pouco, na minha possível viagem, já estava cidades por toda a Europa, desde Salzburgo até São Petersburgo.

O ideal é você ajustar o seu destino com o seu Budget, e não o contrário. E se sobrar dinheiro, você vai encaixando outras cidades, assim o seu planejamento terá mais chances de sair do papel.

Além do mais,a maioria das cidades tem zilhões de coisas interessantes. Então, é melhor tentar ver tudo dela, do que ver um pouquinho só de cada lugar.

Eu escolhi Paris, porque sempre que fazia planos para qualquer lugar, era Paris, que surgia na minha mente. Se estava montando o meu roteiro perfeito pela Europa, Paris era o lugar que queria ficar mais dias. Se pensava em ir para outro destino, por exemplo Disney, sempre pensava "Poxa, mas podia ir para Paris, né?". Então quando finalmente surgiu a oportunidade de ir por um preço interessante, não pensei duas vezes, e foi Paris a minha escolhida para ser o primeiro lugar que pisaria internacionalmente ( tecnicamente foi Lisboa, porque fiz uma conexão lá, masssss vamos dizer que foi Paris).

Quando

 Descubra as vantagens de viajar sozinho

Pense em alguém que sempre foi ansiosa, mas ansiosa de passar mal e ter que ir para hospital. Eu sempre fui assim, por isso poder ter oportunidade de viajar nunca podia chegar mais rápido, mas temos que avaliar vários pontos para tentar determinar o tempo em que a nossa viagem dos sonhos pode se concretizar:

  • 1° ponto - Se você é menor de idade tem que lembrar que a não ser que o seus pais vão junto, ou que eles resolvam deixar você ir sozinha, vai ser muito difícil poder planejar essa viagem se o aval completo deles. Se for uma Disney, junto com operadoras de turismo, pode ser que o convencimento seja mais rápido, mas de qualquer forma, talvez seja melhor esperar até a maioridade ou animar alguém próximo ( irmã ou irmão mais velho é uma boa) a irem com você.

 

  • 2° ponto - Você resolve esperar até os 18 para viajar, mas já faça as contas a longo prazo, já que nessa época você também estará toda bombardeada por causa do vestibular, ou terá que arcar com os custos de uma faculdade paga. Uma boa estratégia é estudar muito e fazer um acordo com os pais, para eles ajudarem a custear a viagem se você passar em uma Universidade Pública.

 

  • 3° ponto - Se você é casada e ou/tem filhos, muito provavelmente terá que fazer um plano a dois. Com marido e/ou namorado chiclete que nunca deixaria você viajar sozinha ( o que eu acho um pouco absurdo!!!) vai ter que considerar os planos dele também, talvez entrar em um consenso sobre o lugar de destino. Agora com filho fica mais complicado, porque você tem que avaliar diversos fatores, se tiver ( e conseguir) deixar a criança com mãe e/ou sogra para poder viajar ótimo, se não talvez seja melhor esperar a criança crescer um pouco ou escolher um destino que tenho opções para os dois.

 

  • 4° ponto - Companhia para viajar pode ser uma coisa muito complicada. Além de encontrar uma pessoa que queira fazer o mesmo roteiro que você, você ainda terá que fazer várias concessões, mas nada como ter alguém para bater as suas fotos e poder falar todas as suas experiências. Mas se a pessoa certa não aparecer, abrace seus medos e vá sozinha, porque não? Eu quando comprei a minha passagem ia sozinha, e só depois consegui cia. Eu já estou tão acostumada a ir sozinha em shows, eventos e cinema (só danceteria que não rola, porque a graça tá nas pessoas que vão com vc!) que nem me preocupei com a solidão.
    Leva um caderno e anota todas as experiências =)                   E lembre-se: Antes só, do que mal Acompanhada!

 

  • 5° ponto - Como falei, vou tentar dar dicas para você fazer a sua viagem com Budget bem em conta, entretanto cada um deve avaliar a sua situação. Se você paga a sua faculdade no momento, vai ser muito difícil, conseguir separar uma grana agora, mas a maioria ( e eu me incluo nessa!) gasta o dinheiro com besteira ( sim, comprar um sapato por mês do mesmo modelo, mas cor diferente, é besteira). Então o primeiro grande passo para a sua viagem, é reavaliar as suas contas e decidir, o que saí e o que fica. A partir daí, é só começar a guardar uma grana e fazer as contas para conseguir ir.

 

Como

viajar

Eu sempre planejei ir por contra própria fora de agências, mas quando uma promoção muito boa apareceu por uma grande agência e ainda parcelava em suaves prestações, foi quando tive certeza que essa era a minha hora.

Talvez, você resolva ir por conta própria, guardar tudo antes, parcelar tudo no cartão,  mas isso assim como os outros pontos apresentados hoje, são questões que só você pode planejar.

Onde, Quando, Como são os primeiros concretos passos que você dará para a sua viagem dos sonhos!

Imprevistos acontecem, e mesmo que você não consiga ir quando pensou que iria, não desanime!


Cada obstáculo fará com que a sua viagem se torne ainda mais inesquecível!

Fanny Ladeira

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!