quinta-feira, 24 de março de 2011

0

Especial Viajar: Paris, Torre Eiffel

viajar eu posso

Como eu falei, estarei dando dicas mais específicas para quem um dia quer conhecer a cidade Luz, e para começar, decidi usar o passeio mais imperdível da cidade: A Torre Eiffel

  Por razões logísticas, e para acomodar todas as atrações, já cheguei na cidade, deixei a mala e fui passear!

E o primeiro lugar escolhido, A Torre Eiffel.

Alguns vão dizer, "nossa Fanny, que coisa sem originalidade", mas eu fiquei feliz de já ter tirado a visita do monumento mais obrigatório da minha lista, já de frente.

A Torre, recebe mais de 7 milhões de visitantes por ano, e olha que isso é só levando em conta as pessoas que efetivamente sobem na Torre. Acredite, há pessoas que tem tanto medo de altura, que não topam a subida, só ficam olhando lá de baixo.

Cópia de Paris 016Uma das estações que fica mais perto é a Trocadero, que vai te deixar aos pés da própria praça Trocadeiro, ela detém uma importante sina: a responsabilidade de ter a melhor de vista da Torre. Ao sair da estação, fiquei um pouco perdida, porque lógico apesar de ter lido e visto o mapa, não conseguia me situar muito bem, até que virei de lado e vi que tinha um prédio um longo intervalo e depois outro espaço, e de imediato lembrei que prédio era, e que naquele espaço ficava a vista para a Torre.

Então, eu e a minha amiga, de olhos fechados, ( sim, nós pagamos esse mico) andamos em linha reta, e esperamos para ficar no que a gente considerava o meio e contamos até 3.

E, bum! Ali estava ela majestosa, na nossa frente. O símbolo de Paris, o símbolo da minha conquista.

A emoção foi grande e já começamos a pular e conversar de excitação. Da praça, até a Torre em si, é um caminho pequeno, e com aquele visão na sua frente parecia menor ainda.

Por causa dos relatos, eu estava esperando uma fila gigantesca, e ficar 3 horas nela para conseguir subir, porém os deuses estavam no meu lado, e em menos de 2 horas, eu havia comprado os ingressos, subido e descido.

Ah! As alegrias de ir fora de época! Esse seria o lugar que indicaria, que apesar de estar recheada de turistas sempre, eu encontraria uma cidade mais acessível e quase sem fila.

Paris 095

(Tentando tirar fotos artísticas! HA!)

Já na fila, encontramos um casal de brasileiros e chegamos até subir no elevador juntos para o primeiro nível, mas depois perdi eles de vista. O elevador é bem adaptável para o estilo da construção e da até um medinho, mas nada que impeça de continuar.

A visão é belíssima lá de cima, principalmente do lado do Champs de Mars que vai dar na École Militaire, o 3° nível apesar de badalado é o menos interessante de todos, e o local que ficava o antigo escritório de George Eiffel, que estava fechado, então perdeu ainda mais a graça.

O 2° nível é o mais bonito, sem sombra de dúvida, apesar disso, não é a visão mais bonita da cidade, porque a própria Torre não está lá no quadro.

E eu lá, tentando assimilar cada detalhe da visão de 360° graus que a Torre proporciona, foi que reparei em uma escola ( escola mesmo!) que ficava a direita, meio escondida pelos monumentos. Dali, dava para ver janelas de vidro, que não deu para saber se elas davam em salas de aulas ou corredores, e um campo de futebol aonde tinha uma turma jogando.

Paris 068 Vista da Ecole MilitaireParis 060

Vista da Praça do Trocadero

 

 

 

 

Lembra quando falei do inesperado? Então, estava eu naquele lugar depois de anos sonhando, enquanto algumas crianças sortudas podiam a ter como visão da própria escola. Eu senti uma inveja branca deles, e fiquei imaginando se eles sabiam a sorte que tinham, assim como depois, eu fiquei tentando assimilar a sorte que eu mesmo estava tendo de conhecer um lugar desses.

Depois de chegar em casa, fui tentar saber que escola era aquela, 5 minutos no google para matar a charada: Cours Fides, um colégio particular, que se orgulha dos alunos terem médias excelentes, acho que a localização privilegiada do colégio ajuda muito. http://www.cours-fides.com/photos

Eu queria ficar lá até o sol se pôr, momento que dizem ser o mais bonito, porém o frio começou a bater e estava super cansada por causa do voo.

A noite a Torre é uma visão a parte. Fiquem ligados principalmente nos 5 primeiro minutos de cada hora, quando a Torre literalmente cintila.

Paris 023

 

 

(“Eu: Nossa, eu tó saindo com um sorriso bobo em todas as fotos. Minha Amiga: Stefânia, vc tá com um sorriso bobo.”)

 

 

Para a subida, você pode optar pelo elevador ou escadas, mas acredite, o valor que você vai pagar a mais pela comodidade de subir de elevador, vai valer a pena.E terá diversos lugares em Paris, aonde as suas pernas e disposição para subir mais de 400 degraus de escada serão bem vindas, portanto, quarde para esses lugares.

A única coisa que tira um pouco a beleza do lugar, é a quantidade de vendedores de Souvenir que ficam rodeando. Sem brincadeira, é impossível ficar parado 1 minuto se quer admirando a Torre, sem ser incomodada. Mas se eles só estão vendendo, e o preço ainda é baixo, dá para agüentar, só não dá para dar trela, para as outra ziralhes de ciganas que também ficam rondando só a espera de tentar passar a perna em um dos turistas!

Um passeio imperdível.

tour eiffel

 

História

A Torre Eiffel foi projetada pelo engenheiro francês, Gustave Eiffel, para a exposição nacional de 1889. Apesar da sua grande estrutura, ela foi montada mas seria desmontada logo após o término da exposição. Foi com o apoio de muitos ( e a revolta de outros) que ela acabou ficando como monumento permanente na cidade.

Hoje ela é considerada o símbolo da cidade, e é o monumento pago, mais visitado do mundo.

A Torre tem 324 metros, e como na época da sua construção não havia cabos tão extensos, teve que ser instalados 2 elevadores. Um que sai do terreo, e leva para o primeiro e segundo piso e outro que leva até o topo da Torre.

+ Sobre a Torre Eiffel

Estações mais próxima: Bir-Hakeim, Trocadéro, Ecole Militaire
Horário de funcionamento: De Setembro a Junho: 9H30 ás 23h45
                                         De junho a Agosto: 9h00 ás 0h45
Dias que fecha: Nenhum ( somente em caso de nevasca)
Valor do Ingresso:  Bilhete para o Segundo Piso: Adulto 8,10 Jovem* 6,50  crianças 4,00                   

Bilhete p/ até o 3° Piso: Adulto 13,10  Jovem* 11,50  crianças 9,00                   

Bilhete acesso escadas (até o 2° piso): Adulto 4,50  e Jovem* 3,50  Crianças 3,00 

Menores de 4 anos acompanhados, não pagam tarifa.

* Jovem: De 12 á 24 anos, segundo a lei dos países Europeus, jovens nessa faixa etária tem direito a descontos, em museus, monumentos e até mesmo passagens de trens, na torre Eiffel e para utilizar o TGV com tarifa reduzida, só foi necessário mostrar a minha identidade.

Os valores estão expressos em Euros,eu não tenho o símbolo no meu teclado ( porcar..).

Fanny Ladeira

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!