sexta-feira, 25 de março de 2011

0

Especial Viajar: Cuidados ao contratar

 

viajar eu posso

 

É emocionante, saber que você finalmente está comprando a sua tão sonhada viagem.

Mas há vários cuidados, que devem ser tomados para que você não seja lesada por falta de leitura do contrato, ou por má fé.

Ao assinar contratos é necessário ler o documento por inteiro ( inteiro mesmo, tá? Até as palavrinhas pequenininhas) para evitar que você tenha problemas com clausulas que nem você mesmo sabia que existia.

Ler o contrato, ter certeza que todas as condições contratadas estão descritas nele, e tirar qualquer dúvida que uma clausula pode criar, é mais que um obrigação do consumidor: é um dever para evitar que o consumidor sofra qualquer tipo de dano.

Isso não vale só para compra de pacotes e passagens aéreas, é um costume que todos deveriam ter.

A Má fé de algumas empresas apresentadas em vários casos pode chegar ao absurdo, por isso lógico que, você contratar tudo certo e chegar lá não ser nada disso, mas aí você já está lá e quem sabe se conseguirá resolver a sua situação.

turismo-cultural

Quartos inadequados com o contratado, serviço de transfer e passeios insuficientes com o que foi propostos, além é claro, do tão temível Over-book das cias aéreas podem afetar e atrapalhar e muito a sua viagem.

Há vários mecanismos para o consumidor se proteger de tentar ter a sua viagem lesada. Uma boa escolha de operadora de turismo, e se você for por conta própria, saber escolher cias e hotéis de confiança, podem ser o grande diferencial para o sucesso da sua compra.

Já que não dá sempre para contar, com as autoridades tomando providencias, nem mesma as responsáveis. Todo mundo se lembra da frase da nossa célebre, então Ministra do Turismo, sobre a situação de turistas em aeroportos devido ao Over book: "Relaxa e goza".

Apesar do descaso que vemos nesse setor dentro do nosso país, a uma lei específica em que podemos apoiar os nossos direitos, garantindo assim uma vigem tranquila, ou pelo menos o reembolso em caso de total negligência.

Para quem quiser conhecer mais os direitos dos turistas brasileiros ( mesmo aqueles que viajam internacionalmente) basta acessar:  http://www.viajelegal.turismo.gov.br/

Fanny Ladeira

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!