sábado, 26 de março de 2011

1

Cinema no Restaurante: Um Lugar na Platéia

viajar eu posso

3321030045_8a620d24cc

Um lugar na Platéia ou Fauteuils d' orchestre foi um filme que entrou na minha vida de forma inesperada.

A rede de cinema que atende a minha cidade, Jundiaí, a Moviecom, resolveu implantar as Sessões Arte. Toda semana, um filme que praticamente passa fora de circuito, seja pela quantidade de cópias ou pela falta de interesse em promover um filme assim, entra em cartaz nessas sessões.

O que me fascina nessa sessões, é fato de nunca estar lotada, então você pode ter um viagem maior para dentro do filme, você pode ter o seu momento ali.

E quando essa sessão foi inaugurada, eu fui conferir o filme e prestigiar esse incrível iniciativa. Isso mostra que apesar de ser uma grande rede, a preocupação com os cinéfilos tem lugar.

E foi assim, se conhecer, que fui assistir a esse filme, sem saber ainda, o que me esperava. E, se antecipação de um filem, pode elevar muito as suas expectativas e tornar o filme não tão bom, isso não aconteceria com esse.

O filme conta a estória de Jessica (Cécile De France), uma doce e prestativa mulher, que decide deixar a sua avó e tentar a vida em Paris. Ela consegue emprego, em um café de uma badalada rua da cidade, que terá três eventos na mesma noite.

Uma peça de teatro estreará, trazendo em seu elenco, Catherine Versen (Valérie Lemercier) uma atriz de novelas, que quer oportunidades mais desafiantes, e tenta conseguir um papel em um produção americana, que será dirigida por Sydney Pollack ( com o saudoso Pollack interpretando a si mesmo).

picture-12Um fantástico e talentoso pianista,Jean-François Lefort (Albert Dupontel) irá se apresentar, e questiona toda a sua vida, e começa a prestar a atenção em como a sua arte atinge a poucas pessoas, isso acaba fazendo com que magoe a sua esposa Valentine Lefort (Laura Morante).

E um colecionador,Jacques Grumberg (Claude Brasseur), resolve vender todas as suas coleções, enquanto se envolve com uma jovem, que já foi amante de seu filho, Frédéric Grumberg, (Christopher Thompson) professor e agora divorciado, e que tenta entender porque o seu pai está se desfazendo de tudo, enquanto a relação dos dois vai esfriando a cada momento.

E é nesse emaranhado de estórias e personagens com tão diferentes, que Jessica tem que tentar se encontrar, e descobrir um pouco mais da vida.

O que mais gosto desse filme, é a relação de Jéssica com toda a trama. Assim como título sugere, é uma busca por um lugar na platéia, e Jessica, a cada momento do filme, tem um valor para o decorrer de tudo.

Em algumas estórias ela se envolve demais, e em outras só passa como uma referência para aquilo que a pessoa que provar, como o caso do pianista Lefort, que pega ela como exemplo para o fato de que a sua arte é considerada só para pessoas ricas.

O meu momento favorito é quando Claudie ( interpretada por Dani), uma antiga zeladora dos espaços culturais aonde acontecem os espetáculos, em sua última noite de serviço, entra na sala de concerto, e começa a chorar. Apesar de seu choro, ser lindo e cheio de emoção, fica difícil saber o exato porque ela está chorando,ou se é por tudo junto, e isso só deixa a cena mais bela e inesquecível.

orchestra-seats-fauteuils-d-orchestre-1 

E por fim, Jessica, trás uma leveza a toda a essa situação, não deixando que o filme caia em um dramalhão. Ela não é a protagonista de filmes americanos normais, que vai mudar tudo na vida de todos, ao contrário em vários desfechos, ela nem tem nada haver com a conclusão.

Mas é assim que é a nossa vida, não somos protagonistas de tudo, em algum momento só assistimos tudo, e o fato de que você está sentado assistindo a esse filme, e aprendendo várias lições, é só mais uma certeza disso.

Uma ótima pedida!

Próxima Sessão: O fabuloso destino de Amelie Poulain

Esse é o meu filme favorito de todos os tempos, e finalmente, semana que vem poderei falar dele. Se preparem para a gigantesca resenha! HA!

Fanny Ladeira

Um comentário:

  1. Gosto muito do trabalho da Cécile De France. Já a vi em alguns filmes e acho que ela é muito boa.
    Comoecei a ver esse filme e estava gostando muito, mas lembro que tinha que sair no dia, aí acabei não vendo.

    Mas ele faz parte da minha lista de filmes para ver.

    Adorei seu blog.

    Arte Around The World.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!