segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

2

Resenha: O Diário de uma Paixão

Livro:O Diário de uma Paixão
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Nota: 3 estrelas

A estória começa, com um homem de idade avançada, que vive em uma casa de repouso. Todos os dias, ele tem que enfrentar os problemas que veio com a idade, e até a mais simples tarefa pode se tornar um fardo, mas é com a mesma disposição de um jovem que ele todo dia ruma para os quartos, lendo para ou outros pacientes.

Para uma ouvinte em especial, ele lê todos os dias a mesma coisa, acometida por Alzheimer, ela não o reconhece, o que não impede dele abrir o seu caderno de anotações todo o dia e contar a estória de Noah e Allie, dois jovens, que se conheceram em um verão quando ainda eram jovens e depois de muitos anos se reencontram.

Allie está para se casar, e Noah depois de voltar da guerra, eles são unidos pela cidade, Nova Berna, a casa ( uma promessa de Noah para Allie) e é claro. pelo sentimento que ficou mesmo depois de 12 anos.

Os dois anciões no asilo também estão ligados por uma promessa,e é assim que O diário de uma paixão se desenvolve.

Nicholas Sparks, é sinônimo de livro romântico e triste, mas também de sinônimo de estória de amor inesquecível e uma nova visão de um problema comum. E com esse ótimo livro, ele não fica atrás, na verdade esse deve ser um dos melhores livros dele.

Com uma estória, que ele próprio diz que se baseou em seus avós, recebemos dentro das 242 páginas não só uma lição de vida mas também ensina entre outras coisas a ter paciência, perseverança e acreditar na força do amor. Na verdade isso é uma das coisas que o livro promete já na capa, que você vai voltar a acreditar na força do amor.

E posso dizer que cumpriu.

Assim como em todos os livros do Nicholas ( que li até agora!) os personagem são pessoas como todas nós, e ele mantém também nesse uma do pontos que mais admiro em seus livros: o fato de não haver um grande vilão, e que na verdade são nossas escolhas e a vida em si, que definem o nosso caminho.

Noah é um cavaleiro, mas a Allie chega a ser um pouco chatinha. Sei lá, talvez seja o fato de não aguentar mais essas mocinhas de livro que simplesmente não conseguem ver o homem maravilhoso que elas tem, e tentam "não magoar ninguém". Hellooo!

Não guardo rancor da personagem, mas que ela é um pouco chata, isso sim!

O que mais gostei nesse livro foi o foco na relação e na dificuldades que dois idosos no asilo, muitas vezes nós esquecemos, ou não queremos pensar no que acontecerá quando nos tornarmos mais velhos.

Será que seremos idosos ativos? Será que teremos uma saúde de ferro até o dia em que morrermos dormindo em nossas camas? Será que conseguiremos manter a nossa sanidade mesmo através dos tempos? A ciência conseguirá vencer doenças como a esclerose e o Alzheimer?

São diversas perguntas assim que vão pipocando na cabeça a medida que o livro vai sendo lido. Nicholas, mantém um bom ritmo,e não atropela nada. Senti que ele fez isso com Noites de Tormenta, mas nesse definitivamente não há correrias.

É lógico a estória é linda e Sparks, entretando mais importante que isso, esse livro nos ensina que mais importante do que fazer promesaas, é a capacidade de cumpri-lás, não importa o quanto isso será difícil, afinal, quem a gente ama sempre contará com que você honre a sua palavra.


Fanny Ladeira



Nicholas Sparks é mora na Carolina do Norte com a sua mulher e filhos,ele é considerado o bom moço dos leitores, com seus livro sobre temas como amor e superação. Querido John, A última música, Um amor para recordar, O diário de uma paixão além desse Noites de Tormenta, foram adaptados para o cinema se tornando sucessos automáticos. O próximo livro seu a ganhar um versão para as telas é "The Lucky One" que contará com Zac Efron no elenco

2 comentários:

  1. Só assisti o filme... Não sei se quero ler mais Nicholas... Querido John me irritou um bocado...

    ResponderExcluir
  2. Minha prima tava lendo e disse que ficou decepcionada por não ter muita coisa do tempo em que eles se conheceram e vi outra menina falando que o livro é ruim, mas, você me animou! Amei a resenha!

    Mil beijos!
    @mariaclarabruno
    www.thecoffeesandbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!