segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

2

Resenha: O Apanhador no Campo de Centeio

Livro: O Apanhador no Campo de Centeio

Autor: J.D. Salinger

Editora: Little, Brown

Nota: 3 estrelas

Holden Caulfield é um estudante de 16 anos, que após ser expulso do colégio interno, perto de Nova York, resolve passar o final de semana na cidade, mas evitando contar para os pais , ele decide ficar em um hotel.

Nesse final de semana, ele vai reencontrando com várias pessoas ( menos os pais) e tenta de algumas forma encontrar um sentido para a sua vida.

Eu vou contar o que me atraiu para ler esse livro. Curiosidade, uma curiosidade mórbida.

O apanhador no Campo de Centeio, carrega a sina de ser um livro que influencia de uma forma não muito positiva gerações. Ele foi o livro que influenciou o assassino de John Lennon e do cara que tentou assassinar Ronald Regan. Todos admitiram que o livro foi o responsável.

Mas porque esse livro marcou tanto?

Ele foi o primeiro livro a mostrar e definir a adolescência. Antes do seu lançamento em 1945, a adolescência, era considerada só uma fase transitória entre a infância até a chegada da vida adulta.

Mas ao criar um Holden, cheio de reclamações e descontentes com tudo a sua volta, ele criou a idéia de que a adolescência é uma fase difícil e que é quando as pessoas sofrem mais, e que de certas forma as suas ações devem ser levadas em conta, mas não muito a sério.

Ao ler esse livro, não esperava que eu ficasse louca varrida, mas que eu pudesse entender porque tantas pessoas foram influenciadas para o mal por ele, e eu finalmente pude entender ao ler, o que me deixou muito feliz, e que tirou todo o medo que tinha em relação a esse livro.

Sempre quando alguém fala que desenhos da Disney e Livros como Harry Potter são do mal eu quase rio, cada um acredita no que quer, mas pessoal vamos por a cabeça no lugar. Por que não é o que você assiste ou o que você lê, mas é a sua formação, e o seu ambiente que faram com que vocês absorva o que é importante, e o que você se identifica.

Por exemplo, Harry Potter só me ensinou a estudar e ler bastante e ser tão inteligente quanto Hermione. Bem do mal, né?

Mas com O Apanhador no Campo de Centeio, a escolha de ler ou não deve ser bem feita. Nada de escolher quando tiver acabado de terminar com o namorado. Também não recomendo para aqueles que consideram os pais os grandes vilões da sua vida.

Holden não faz nada a não ser reclamar, e reclamar. Ele não se alegra com nada, e ele fica doido para fazer alguma coisa, como ir ao parque, só para chegar lá e perceber que aquele é o último lugar que ele quer estar no mundo.

No final, quando ele tem um confrontamento, com a sua irmã mais nova, e praticamente a sua mentalidade, nos percebemos que na verdade ele sabe que é disfuncional e que não é normal não gostar de nada.

Quando o livro termina e junto com ele o final de semana de Holden tentando fugir das suas responsabilidades, nós temos um retrato de um adolescente, não o tipo de adolescência que eu tive, mas o que eu vejo que alguns tem.

Portanto, eu no alto dos meus 22 anos, posso falar que quando a adolescência acabar, você não poderam ficar reclamando de tudo, porque você é parte do que as outras pessoas reclamam.

E se você é uma pessoa que se conhece, assuma esse desafio e leia O Apanhador no Campo de Centeio, você não ficará louca, e conhecerá um icône de uma geração.

Fanny Ladeira

P.S.: Não, não vou explicar o título, é uma das melhores partes do livro, merece ser lido.


J.D. Salinger, morreu aos 91 anos, em 2009.

Um escritor, recluso e cheios de excêntricidades, ele carrega o cargo de ter definido várias mentes, indo de músicos até assassinos.

A sua filha, escreveu um livro contando um pouco sobre o escritor e assustou a todos com revelações, uma dela, o escritor bebia a sua própria urina.

2 comentários:

  1. Parece um livro interessante.
    Disney e Harry Potter podem influenciar tanto para o bem como para o mal. O importante é conhecer, ter senso crítico e não se deixar influenciar pelo maligno, que está por toda parte.

    ResponderExcluir
  2. "Ao ler esse livro, não esperava que eu ficasse louca varrida" Que bom né Fanny?! Não queremos você matando ninguém por ai kkk

    Esse também está a um bom tempo na minha lista de leitura e com sua resenha vou tentar passá-lo na frente de alguns.
    Acho que qualquer livro pode te influenciar para o bem e para o mal. Sempre tem um personagem certinho e um que não vale nada.

    Como você disse, depende da formação de cada um saber o certo e o errado. O importante é ter opinião própria e não ter a mente vazia.

    Beijos,
    Vanessa Pereira
    Nerds Leitores

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!