sábado, 22 de janeiro de 2011

3

Cinema no Restaurante: Não me Abandone Jamais


Cinema é para entreter e divertir, é feito para que podemos, pelo menos por cerca de 2 horas, fugir da nossa realidade, conhecer personagens, situações e lugares diferentes.

Mas apesar de tudo isso, o cinema também pode ser o meio de poder nos fazer pensar, refletir e questionar vários pontos da nossa vida, ou seja, nos faz evoluir. Nos dias de hoje, é muito difícil, encontrar filmes com esse propósito. Entre Transformers e Crepúsculo, resta pouco espaço para filmes assim.

Alguns ainda conseguem realizar essa proeza, como o magistral A Origem.

A maioria dos filmes que podemos considerar "inteligentes" são os independentes ou com menor capacidade de divulgação, quando um consegue mais destaque ou é porque é muito bom, ou tem algum nome de peso por trás.

É o caso de Não me Abandone Jamais, que apesar de ser um excelente filme,passaria despercebido, se não fosse o fato de ter três famosos atores ingleses (em diversos pontos da carreira).

"O que não tenho certeza, é que se as nossas vidas, são tão diferentes das pessoas que salvamos. Somos todos mortais. Talvez nenhum de nós realmente entenda que vivemos ou sinta que teve bastante."


Baseado na obra de Kazuo Ishiguro, de mesmo nome ( já está na minha lista de leitura, vou começar a ler em breve), o filme conta a estória de três estudantes do internato Hailsham o internato é especial e fica situado no interior da Inglaterra. As crianças que moram lá tem de tudo, comida, camas confortáveis e estudo, além de brincarem a vontade.

Elas só não possuem uma coisa e talvez a mais importante de todas, a liberdade sobres os seus corpos, sobre as suas vidas.



São clones,que foram criados e gerados para um único propósito: servir de doadores de órgãos quando crescerem.

Apesar de Hailsham servir de grande base para os acontecimentos do filme, a vida dos três amigos Tommy ( Andrew Garfield) Kathy ( Carey Mulligan) e Ruth (Keira Knightley) começa se transformar no momento em que eles completam 18 anos e saem do internato para morar em uma casa até que sejam velhos suficientes para começar as doações.

Eles não tentam driblar o sistema, nem de alguma forma tentam encontrar uma forma de reverter isso, mss também não aceitam tão bem o seu destino. É a partir desse momento que eles começam a se questionarem porque isso acontece com eles, e porque eles devem ser os que devem morrer para que os outros vivam mais.

Além do mais o triângulo amoroso entre Tommy, Kathy e Ruth, é um prato cheio para intrigas e brigas, mas o diretor mantém isso um pouco afastado, não tirado foco da questão principal do filme, que apesar deles serem clones, eles tem emoções e uma alma.

O elenco conta com Kiera Knightley, que já foi indicada para o Oscar e já conquistou o seu lugar entre as grandes atrizes inglesas. Carey Mullingan, queridinha da critica e que devagarinho vai ganhando admiradores, se tornando uma figurinha carimbada em premiações devido a sua expecional atuação e Andrew Garfield,que começou agora se tornando mais conhecido, depois de participar de A Rede Social, e se prepara para arrancar suspiros agora que é o novo Homem-Aranha.

A direção fica a cargo de Mark Romanek que mesmo sendo um diretor com mais experiência em video clips, entrega um filme que marca o seu próprio ritmo, sem grandes atropelamentos e correrias.

Algumas cenas são de quebrar o coração, entre Tommy e kathy, quando eles finalmente vão conversar com uma ex-diretora de Hailsham, Tommy gritando muito em momento, é um grito sentido e cheio de dor. Ou o próprio final que te faz ficar chorando com os créditos.

Quando termina você se pergunta: E se fosse comigo? o que eu faria? Como viveria? Seria mais fácil aceitar o meu destino, se eu sempre fosse criada assim? eu seria capaz de prejudicar a vida de um jovem só para poder viver mais?

São perguntas pessoais , com respostas pessoais.

Ainda não li o livro, mas se ele for tão bom quanto filme, valerá muito a pena!

Próxima Sessão: Miss Potter



3 comentários:

  1. "Entre Transformers e Crepúsculo, resta pouco espaço para filmes assim."
    ushausha

    Amo a Keira!

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei a Dica! Só o nome chega a me dar arepios ! vou assistir! confira o Fallen pós reforma! beijo !

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica, muito obrigada! E que quote de arrepiar hein! haha

    Mil beijos!
    @mariaclarabruno
    www.thecoffeesandbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!