domingo, 30 de janeiro de 2011

1

Cinema no Restaurante: Miss Potter


Os tempos mudaram, as mulheres hoje conquistam um lugar ao sol, porém nem sempre foi assim, e muitas delas durante anos, décadas e séculos, lutaram para que hoje, pudessemos gozar dessa posição tão merecida.

Uma dessa mulheres foi Beatrix Potter, uma desenhista e criadora de estórias infantis que lutou contra o preconceito, seja pela a sua arte, ou pelo seu gênero, para que pudesse ter os seus livros publicados em uma Inglaterra do começo do século, e esse filme lançado em 2006 e estrelado por Renée Zellweger e Ewan McGregor conta a história real, dessa grande escritora de livros infantis.

Passando em um Inglaterra Pós-revolução industrial, Beatrix Potter é a filha de um rico industrial, que já passou dos 30 e não conseguiu se casar, não por falta de pretendentes, mas porque não encontrou nenhum que ela considerasse apropriado. Ela só não é mal vista, porque os pais tem uma boa situação financeira, mas isso não impede de que os seus próprios pais, e principalmente a sua mãe, a cobre disso.

Mas Beatrix não é uma mulher comum, além de não se deixar levar pelas imposições da sua sociedade, ela ainda dedica o seu tempo desenhando lindos animais, indo de patos e chegando a coelhos, e tem uma relação quase mágica com cada personagem que ela cria.

Quando ela decide que chegou a hora de ir a luta e tenta fazer com que os seus livros sejam publicados em um preço acessível, ela procura uma importante editora, comandada por dois irmãos Warne, eles decidem publicar a obra sobre um coelho, mas deixam como o responsável o irmão mais novo, Norman Warne. A decisão na verdade é uma pegadinha em cima do próprio irmão, já que eles não querem que ele participe do negócio, e acabam designando um livro que para eles não tem a menor chance.

E é aí, que começa a parte mais excitante e apaixonante da vida de Beatrix. Ao lado de Norman , conseguiram fazer com que o mundo aprecie os desenhos e as estórias de Potter. Entretanto, isso não impede que várias provações são colocadas na frente desses parceiros de negócios e quem sabe futuros amantes.

Eu me encantei já com o trailer desse filme, eu fico impressionada com a capacidade com que algumas produtoras conseguem nos fazer ficar maravilhadas com apenas um trailer bem feito. Muitas vezes eles são até propagandas enganosos, que dia a Focus Films, que fazem trailers incríveis com filmes horríveis (ehhh...Em boa companhia).

Miss Potter, graças a Deus, não sofre disso. Com uma história incrível, que consegue encontrar um tom entre o romance e a luta de duas pessoas só para serem felizes. O roteiro não tenta fazer com que você seja manipulado, e se limita a apenas a contar a história verdadeira, sem grandes roupantes de tentativa de chocar ou emocionar a plateia com clichês.

A cena mais bonita fica para o momento em que Beatrix e Norman, dividem uma valsa no quarto de Beatrix, durante uma festa de Natal. Ao som de uma caixinha de música e com a voz estonteante de Ewan McGregor, vemos um momento genuinamente romântico.

O casal de protagonistas, Zellweger e McGregor, que já haviam trabalhado juntos no também ótimooo, Abaixo o Amor, voltam a unir forças. Os dois já provaram a muito tempo que conseguem interpretar qualquer personagem, sempre me surpreendo com a naturalidade que o sotaque inglês de Zellweger saí, mesmo ela sendo a americana, talvez seja o tom baixo, mas provavelmente deve se pelo seu talento ( quem não se surpreendeu com ela em Cold Mountain, pode devolver o aparelho de DVD para a loja).

A direção fica a cargo de Chris Noonan, que também dirigiu Babe - Um porquinho atrapalhado

* Curiosidade: Uma das escritoras da nossa atualidade que cresceu com as estórias de Beatrix, foi J.K. Rowling, e muitos afirmam que o sobrenome do bruxinho mais famosos da terra foi em homenagem á escritora.

Para aqueles que ainda não descobriram essa pequena jóia rara, sugiro que façam isso logo. Afinal, não é muito educado deixar Beatrix, Petter Rabitt e a duck, esperando muito.

Fanny Ladeira


Próxima Sessão: Nosso Amor do Passado

Um comentário:

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!