domingo, 24 de outubro de 2010

0

Especial Halloween: Como Tudo começou...Zumbis


Hoje em dia os mortos-vivos, ou Zumbis, estão invadindo a nossas casas e se apossando do nosso cérebro, não literalmente, é claro, mas quantidade de livros e filmes que trazem essas criaturas é muito grande.


Eles são retratados como criaturas bobas e sanguinárias que querem entre outras coisas, comer o seu cérebro.

Mas você sabia que a lenda surgiu muito longe disso e de Hollywood?

No final do século 18 o Haiti, era a primeira nação negra independente, sendo um país rico eles chegavam a trazer navios de escravos da Africa, só para poder libertar quando chegasse no país.
O Haiti sendo uma nação formada por povos africanos, manteram muitas das crenças e costumes. Uma dela é a da religião Vodu. Quando o exército americano usou país como base em 1915, muitos dos soldados vinham dos estados do Sul, eram na maioria preconceituosos e começaram a escrever livros contando as 'mágias' que eram feitas no país.

E a mais divulgada entre essas mágias, foi a de que eles podiam ressuscitar pessoas, de volta a vida essas criaturas podiam andar e fazer tudo o que o mestre Vodu queria. Aparentemente esses "zumbis" eram usados para trabalhar em lavouras. Mas nenhum era agressivo e muito menos comia o cerébro de ninguém.

Na religião Vodu, você 'morrer', ser ressuscitado e viver como um escravo mental para o resto da vida, é pior que a morte, por isso a punição foi tão alardeada dentro da religião, já que seria uma forma de fazer com que seus seguidores vivam dentro das suas normas. Um coisa parecida com o do Cristianismo, que prega, que quem não pagar pelos seus pecados, irá para o inferno.

Na década de 80 começou o "Projeto Zumbi" que visava conhecer a origem cientifica do mito. Em 1980, um homem apareceu em uma vila rural do Haiti. Ele falava que era Clarvius Narcisse, que tinha morrido no Hospital Schweitzer em Deschapelle, Haiti, em maio de 1962. Narcisse descreveu estar paralisado durante a sua presuposta morte, ele até mesmo lembra do médico cobrindo o seu rosto com um pano branco. Narcisse afimou que um Bokor, o tinha ressuscitado e feito dele um zumbi.


" Hoje sabemos que não há nenhum tipo de incentivo para criar uma força de escravos-zumbis no Haiti, mas dada a história colonial aliada à ideia de perder a sua alma – o que significa perder a possibilidade de ter uma morte digna para o voduista –, tornar-se um zumbi é um destino pior do que a morte. É por isso que no Haiti não se teme os zumbis, mas se tornar um zumbi. " Wade Davis, etnobotânico


Mas nem tudo ficou no passado, muitos afirmam que ,há muitas formas da humanidade sucumbir por esse mal:

- Um nova variação da Taxioplasmose - Já há estudos em que houve mudança de personalidades de pessoas que foram infectadas pelo vírus. E detalhe: Metade da população tem taxioplasmose e não sabe!

- Vírus altamente poderosos - Uma doença como o Mal da Vaca Louca, pode afetar a muitos e rapidamente, e já tivemos uma amostra de como um vírus pode se espalhar de forma desordenada com a Gripe Suína.

- Venenos naturais - A Datura stramonium, ou Figueira-do-inferno no Brasil, é uma planta que quando ingerida faz com que a pessoa não se lembre de nada mas que ainda é capaz de executar tarefas simples.

- Criado em Laboratório - Não vamos dar idéias para o Sheldon!

Nesse teste você consegue saber quanto tempo duraria depois de ser mordido por um zombie! Eu não conseguia aguentar nem duas horas!


















Os Zumbis nos livros:

O mito já invadiu muito livros! O mais recente, uma reileitura de Orgulho e Preconceito com Zumbis.

O livro tem tudo que tem direito, desde romances, a banquetes das criaturas. A resenha dele você encontra AQUI

O Frankstein também é uma boa pedida, para ver uma variação diferente de zumbi. Afinal o montro foi criado juntando partes de pessoas mortas! Um amigão e tanto!

Os Zumbis no Cinema e na TV:


A lista de filme de Zumbis é ENORMEEEE mas há alguns que vale a pena assistir!

- Zumbilândia
- Todo mundo quase morto
- Madrugada dos Mortos
- Eu sou lenda
- Resident Evil

Boa noite! E se tiver um apocalipse, boa sorte!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!