sexta-feira, 16 de julho de 2010

1

Resenha: O Clube do Livro


Livro: O Clube do livro
Autor: David Gilmour
Editora: Intrínseca
Nota: 4 estrelas


Um livro que promete uma coisa e entrega outra, em alguns casos isso é uma coisa horrível, você quer jogar o livro fora, e 'agradecer' muito a pessoa que indicou. Mas quando a entrega é melhor do que o produto esperado, só resta a você pular de alegria por ter tido a oportunidade de ler. A segunda opção é justamente a reação que tive com O Clube do livro.

Na história real, David enfrenta a vontade de seu filho adolescente, Jesse, em abandonar a escola, David concorda desde que eles vejam 3 filmes por semana. David um critico de cinema, escolhe os filmes a dedo, alguns pela qualidade e outros por alguma mensagem que ele gostaria de passar para Jesse.

Quando comprei o livro, comprei pela identificação com o tema cinema ( para os que não conhecem sou apaixonada pela 7° arte) e achei que já teria visto muito dos filmes. Engano meu, acho que se eu assisti 10 filmes da lista foi muito, e isso até me desmotivou no começo, mas Gilmour trata de explicar o porque de cada filme estar na sua seleção, as vezes descrevendo as cenas mais ricas, ou somente fazendo um comentário sobre o estilo do filme.

Essa parte do Clube pode ser um pouco maçante para quem não gosta muito de cinema, mas a interação com os acontecimentos da vida de pai e filho a medida que o Clube vai sendo tocado, é o que dita o ritmo do livro.

Desde desilusões amorosas até o uso de drogas, tudo é discutido por pai e filho. Algumas pessoas ( e eu sou uma delas) pode achar um pouco louco os pais simplesmente concordarem com o filho abandonando os estudos para não fazer nada, só porque não gosta. É lógico que ali isso leva Jesse a experiências marcantes mas se fosse filho ou sobrinho meu, eu exigiria que pelo menos a escola ele terminasse.

Talvez isso aconteça porque sabemos como a nossa sociedade é ditada, mas é impossível não ver Jesse como um menino um pouco mimado que não sabe o que quer da vida, e por isso desiste de tudo. A medida que o livro vai desenvolvendo e Jesse amadurecendo, vemos o quanto ele é brilhante, e que apesar de algumas grandes burradas, terá um bom futuro.

E é nessa busca do pai em tentar mostrar as consequências das suas escolhas para o filho, que está a grande preciosidade desse livro. Em alguns momentos você pensa, que Jesse, deve ter ficado muito bravo com a descrições para milhares de pessoas, dessa sua fase, mas ao terminar o livro, você gostaria que aquele fosse o seu pai, contando a sua história.

Porque o O Clube do livro, não é um guia de filmes( pode até funcionar para isso, mas não é seu propósito) é um declaração de amor, de pai para filho.


Fanny Ladeira

Tem uma opinião diferente desse livro? Gostaria de compartilhar com todos? Tem brigado com o namorado e quer desabafar? Mande a sua resenha para stefanialadeira@yahoo.com.br - Ela pode ser postada aqui!

Um comentário:

  1. Eu tbm sou fã da sétima arte! *-* E sério, gostei da sinopse do livro, ainda mais uma história de pais e filhos. Vou incluir na minha lista! Ai Jesus hahaha, ela só cresce :( ;**

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!