quinta-feira, 15 de julho de 2010

2

Resenha: Feios


Livro: Feios
Autor:Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Nota: 3 estrelas

Uma das coisas que eu mais gosto é me surpreender com um livro. Começar a ler, não esperando muita coisa, e encontrar uma história maravilhosa ali.
E com o livro, Feios, o primeiro da série de Weserfeld, foi extamente isso o que aconteceu.

Tally, é uma menina de quase 16 que não vê a hora de seu aniversário chegar. Isso porque no mundo de Tally, todos nascem 'feios' e são transformados em perfeições quando completam 16 anos.

Tally mora num alojamento na cidade dos Feios, da sua janela ela consegue ver a cidade de Nova Perfeição, a cidade representa a mudança para uma aparência muito melhor e que a tornará muito mais feliz e muito mais bonita, o seu cartão de visita para uma nova vida.

Quando Peris, seu melhor amigo, passa pela cirurgia, ela fica para trás sozinha e acaba fazendo amizade com Shay, uma garota da sua idade, que tem um segredo sobre as pessoas que vivem fora da cidade, e apresenta uma alternativa de vida diferente para Tally, diferente de tudo que ela sempre acreditou.

Eu admiro muito quando o escritor que cria uma nova realidade, pega uma estória e criar um novo mundo ou coloca a raça humana há alguns séculos a frente, essas estórias sempre me deixam animadas para ler e Weserfeld faz o seu trabalho bem, o livro é bem amarrado e conseguimos entender parte do propósito das pessoas serem todas lindas, e como ela pode ser muito interessante para o governo da cidade.

Também é bacana o centro da estória, porque mesmo hoje em dia as pessoas sempre estão em busca da beleza perfeita, ao ponto de uma pessoa normal se considerar feia. E esse é o grande truque de Weserfeld, pegar em um ponto em que mesmo na actualidade a pessoas, fariam qualquer coisa para se tornarem as criaturas mais belas.

Muitas perguntas ficam sem respostas, mas como é uma série é lógico que ele quer deixar um pouco de suspense para o publico.
Gostei da amizade de Tally e Shay, como uma tenta ajudar a outra, apesar das mudanças e provações que elas passam. Tally é personagem cativante, e mesmo quando ela está fazendo a coisa errada, é possível entender a sua motivação, afinal quando você passa a sua vida inteira esperando, não de se estranhar que você faça qualquer coisa por isso.

Um outro personagem que vale citar é o David, que foi nasceu e foi criado completamente fora das cidades, é interessante ver como ele vê o mundo de outra forma, não porque alguém falou para ele, como as meninas, mas porque ele viu, ele conhece. Só achei que ele foi muito pouco explorado. Espero ver mais dele nos próximos livros e como será o seu desenvolvimento.


Para conhecer mais sobre Scott Westerfeld acesse: http://scottwesterfeld.com/


Fanny Ladeira

Não gostou da resenha? Eu deixei algum detalhe de fora? Quer desabafar sobre todos os bolões perdidos durante a Copa? Mande a sua resenha para: stefanialadeira@yahoo.com.br - A sua resenha pode aparecer aqui!

2 comentários:

  1. Tô louca pra ler esse livro!! :~) Dia 17 desse mês vou saber se ganhei ou não em uma promo em que estou participando! Dedos cruzados hehoeih ;**

    ResponderExcluir
  2. Espero que vc ganhe Rê! O livro é muito bacana, tenho certeza que vc vai adorar!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!