quinta-feira, 1 de julho de 2010

1

Resenha: Austeland


Livro: Austeland
Autora: Shannon Hale
Editora: Bloomsburry
Nota: 2 estrelas



*Livro ainda não lançado no Brasil

Shannon Hale começou a aparecer muito na minha vida, depois de ter visto em muitos lugares a menção de seu outro livro Academia de Princesa (que será resenhado ainda este mês pelo blog) eu fui atrás pra conhecer um pouco mais sobre a autora, e descobri esse livro, Austeland, e já me encantei de cara pela sinopse do livro.

Jane Hayes, é uma nova yorkina de 30 e poucos anos, que tem uma carreira de sucesso mas não tem sorte com nenhum dos seus namorados. O fato de estar ainda estar solteira, está ligado ao fato dela ter uma paixão platónica pelo Mr. Darcy, personagem do livro Orgulho e Preconceito de Jane Austen.

Ela tem até os DVDs da série, que trás Colin Firth como Mr. Darcy (Ele está realmente maravilhoso, não é difícil, se apaixonar por ele), e quando sua tia morre, sabendo da obsessão da sobrinha, resolve deixar como herança uma viagem com tudo pago para Austenland.

Austenland como o próprio nome já diz, é uma pousada no interior da Inglaterra, super secreta e exclusiva, aonde as mulheres são levadas para o século 19 e devem se comportar como a época. Das roupas ao jeito de falar, tudo é muito fiel e é nesse ambiente, cercada por atores habilidosos, mulheres tão sonhadoras quanto ela e regras rígidas para tentar manter o clima, que Jane passará duas semanas.

Prometendo a ela mesma, que essa será uma chance de dizer a adeus de uma vez a sua obcessão, ela resolve entrar no clima e aproveitar. Mas ela mesma não consegue saber o que espera esses dias para ela.

Eu gostei muito da proposta do livro, mulheres que acham o Mr. Darcy o melhor partido tem aos montes ( Eu, por exemplo), então você consegue simpatizar com a Jane de cara, e em cada capítulo podemos ver um resumo de cada namorado que la já teve, e não dá para não sentir uma pontinha de dó da personagem.

Além disso gostei da ideia de explorar essa imersão completa em praticamente outro mundo, duvido que qualquer um que passasse por um experiência assim, voltaria do mesmo jeito. Imagina duas semanas longe de tudo, TV, computador, celular, ter que viver uma outra realidade e ainda por cima ser cortejada por vários atores treinados para isso.

Para quem conhece a Orgulho e Preconceito, já sabe desde o começo quando Jane conhece O Mr. Nobley, que ele será o cara que conquistará o coração de Jane, em uma das primeiras conversas dos dois, é possível ver a semelhança de uma conversa que Elizabeth Bennet tem com o Mr. Darcy no livro original.

Mas achei que a autora não utilizou todos as oportunidades para criar o livro memorável que poderia ter sido esse. Achei tudo um pouco ralo demais. A ideia é muito boa, mas parece que ela resolveu explorar muito pouco dela, e infelizmente deixou o livro um pouco parado e em algumas partes previsíveis, demora um pouco para o livro engrenar, e em algumas partes só consegue prender a atenção de quem aprecia os detalhes desse período e Austen.

Fanny Ladeira

Participe você também da resenha desse livro, mande a sua resenha para : stefanialadeira@yahoo.com.br - A sua resenha pode aparecer aqui!

Um comentário:

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!