sábado, 19 de junho de 2010

2

Resenha: Água para elefantes


Livro: Água para elefantes
Autora: Sara Gruen
Editora: Sextante
Nota: 2 Estrelas



O livro conta a história de Jacob que vive em uma casa de repouso e ao saber que irá visitar um circo no final de semana começa a lembrar da sua vida. Ainda jovem ele perde os pais na semana que presta os seus exames finais para a tirar o diploma de veterinário, desolado com a perda e sem saber o que fazer, Jacob sai andando pela estrada sem ter um destino. Sem querer ele topa com um circo viajante e ao saberem que ele é veterinário o convidam para se unir a trupe.
Lá ele começa a cuidar dos diversos tipos de animas exóticos, faz amizade com um anão e perde a sua virgindade com um prostituta. Mas é lá também que ele conhece e se apaixona por Marlena, mas ele terá que lutar contra tudo e todos, inclusive o marido dela um homem bipolar que é responsável pelos animais, para ficar com ela.
Eu esperava mais desse livro, não que ele seja ruim, mas li diversos boas resenhas sobre ele que me interessei muito em lê-lo, porém o livro não é ruim.
Sara consegue passar muito bem as emoções na parte do Jacob mais velho, do ancião que tem dificuldades de viver em uma casa de repouso com enfermeiras preocupadas demais e pessoas que já perderam a consciência. Porém quando vemos a história do jovem Jacob, não é fácil perceber as emoções corretas dos personagens. Você não consegue saber se Marlena realmente gosta de Jacob ou se está com ele só porque o marido não dá atenção.
Quem rouba a cena é a elefante, Rosie, que ao contrário do que todos acreditam é muito esperta e consegue ser a estrela do espetaculo.
A autora teve muita preocupação em ser bem fiel aos costumes, e também aos detalhes técnicos como o trato dos animais. Mas achei que faltou um pouco mais de carinho com cada personagem, o que não os deixa menos interessantes, mas evitou que pudéssemos nos envolver mais na história e sofrer com cada um deles.
Para os loucos por animais, prepare o coração, há muitas cenas de maus tratos com os pobrezinhos.

Fanny Ladeira

Não gostou da resenha? Tem um outro lado da história que te agradou mais? É seu livro favorito e não suporta que alguém fale mal dele? Mande a sua resenha para nós - stefanialadeira@yahoo.com.br - Ela será postada aqui!

2 comentários:

  1. Olá Fanny,

    Vim ter ao seu blog por mero acaso.

    Gostei bastante. Eu também adoro livros.

    Eu não li este livro, mas vi o filme e achei nota 5.


    convido-a a passar pelo meu blogue também :

    www.silenciosquefalam.blogspot.pt
    www.facebook.com/silenciosquefalam

    ResponderExcluir
  2. Olá Fanny,

    Vim ter ao seu blog por mero acaso.

    Gostei bastante. Eu também adoro livros.

    Eu não li este livro, mas vi o filme e achei nota 5.


    convido-a a passar pelo meu blogue também :

    www.silenciosquefalam.blogspot.pt
    www.facebook.com/silenciosquefalam

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!


Agora peça um delicioso prato ao nosso chef, e continue a sua visita pelo O Restaurante do Fim do Universo.

Fanny Ladeira!